09/8 – De aluna a professora

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

Como o Judô mudou a vida de Iluana Hereth

“Comecei a praticar o judô com dois anos e meio. Eu ia com a minha mãe acompanhar o meu irmão treinar, um dia entrei correndo no tatame e falei para o Sensei que queria fazer”. Foi assim que começou a ligação de Iluana Simões Hereth, 22 anos, com o Judô.

Ainda pequena, ela começou a participar de campeonatos e guarda com carinho algumas boas lembranças: “No início do esporte, participei de um campeonato realizado no Rio de Janeiro, isso em 2000, onde fui a única menina da minha academia a participar e a ganhar uma medalha. Lembro-me bem da alegria e da diversão daquele dia”, recorda.

Ela ainda é campeã dos Jogos Regionais, Jogos Abertos, Campeonatos Paulista e Campeonato Brasileiro. Mas a sua maior conquista foi a sua faixa preta.

“Eu estava passando por um momento delicado com a minha família e essa faixa acabou tendo um significado muito importante para mim e para os meus pais”, revela.

Atualmente, ela atua em outra parte do judô, que se chama Kata, uma apresentação de algumas técnicas realizadas em duplas, onde devem seguir o padrão pré-estabelecido. Quem melhor segue o padrão, recebe a melhor nota, consagrando-se campeão.

Ela também é professora de Judô e tenta passar alguns dos valores que o esporte lhe ensinou e que deu aparatos para ela ser o que é hoje, como o valor da união, da amizade e da determinação que são tão importantes nessa modalidade.

Ressalta ainda que o esporte vai muito além do que apenas uma luta. É uma filosofia de vida que ensina disciplina, respeito, companheirismo, entre outros valores.

“Eu diria, que o Judô contribuiu e contribui em todos os âmbitos da minha formação como pessoa, meu desenvolvimento motor, minha escolha profissional, entre outras coisas”, explica.

Assim como toda esportista, ela também já pensou em competir pelo Brasil nas Olimpíadas, mas trata-se de um sonho que poucos conseguem realizar. Sobre os atletas que vão representar a modalidade, ela acredita que estão em um nível muito forte, com grandes nomes, e com grandes chances de conquistarem diversas medalhas e fazermos história durante esses jogos.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”19862″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” image_size=”full” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”] [spb_button button_text=”Voltar” button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” rounded=”no” button_dropshadow=”yes” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”https://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” align=”center” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”]

08/8 – Tênis de mesa: Um amor pra vida toda

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

Nossa ex-aluna Claudia Ikeizumi conta sobre sua trajetória no esporte e sobre o que espera das Olimpíadas do Rio

Claudia Ikeizumi, 29 anos, é gerente de marketing em uma empresa americana que produz e distribui produtos de recreação, esporte e lazer. E um dos esportes com o qual ela trabalha diretamente é o tênis de mesa. Uma grande paixão que vem desde os seus anos como aluna da ENSG.

Claudia estudou na Escola do Maternal até o Ensino Médio e, durante esse período, experimentou diversos esportes, mas nenhum foi tão interessante, quanto o tênis de mesa. Com sete anos, ela começou a praticar. “Meu pai amava esse esporte e acabou me influenciando diretamente”, conta.

O tênis de mesa é um esporte que requer muita concentração, agilidade e rapidez de raciocínio. E isso contribuiu diretamente na formação de Claudia. “O esporte me ajudou a ser uma pessoa mais dedicada, determinada, focada e comprometida”, revela.

Ela já viajou por mais de 25 países competindo pela seleção. Já foi seis vezes campeã brasileira, campeã sulamericana, latino-americana em equipes, mas seu maior título foi a etapa do circuito mundial juvenil em Dubai. Chegou também a jogar uma temporada na Holanda pela liga europeia. E, desde 2009, não participa de competições pela seleção brasileira.

Sobre as olimpíadas, Claudia chegou a bater na trave por duas vezes: “Disputei dois pré-olímpicos, mas não consegui me classificar. O nervosismo me atrapalhou muito, pois é um sonho que você só pode realizar a cada quatro anos, e se você quer muito, às vezes fica difícil controlar a emoção”.

Mas ela torce pelos atletas que estão representando o esporte no Rio de Janeiro. “Eu espero que os brasileiros joguem bem e tenham bons resultados. Acho difícil ganhar medalha, mas não é uma missão impossível”, Finaliza.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”19847″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” image_size=”full” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”] [spb_button button_text=”Voltar” button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” rounded=”no” button_dropshadow=”yes” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”https://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” align=”center” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”]

05/8 – Olimpíadas – RIO 2016

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

Por Leonardo Leite, professor de Educação Física da ENSG

As Olimpíadas são jogos esportivos mundiais realizados a cada quatro anos, tendo sua primeira edição da era moderna realizada em 1896. Esse ano as Olimpíadas serão realizada no Brasil com a grande maioria dos jogos na cidade do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura oficial do evento acontecerá dia 05 de agosto às 18 horas no estádio do Maracanã.

Os jogos olímpicos contam com 42 modalidades Olímpicas, disputadas  em 19 dias de competição, 306 provas valerão medalhas: 136 femininas, 161 masculinas e nove mistas. Algumas modalidades são bem conhecidas como a natação, o futebol de campo ou o voleibol. Já outras teremos o prazer de conhecer melhor como badminton, o rugby de 7 ou o pentatlo moderno, esse inclusive terá a atleta Yane Marques, levando a nossa bandeira durante a abertura.

O Brasil carrega a importante e difícil tarefa de terminar em uma colocação melhor do que teve em 2012 em Londres onde ficou com a 22ª colocação, conquistando 3 medalhas de ouro, 5 de prata e 9 de bronze. As três medalhas foram conquistadas pelo judô, ginástica (argolas) e vôlei feminino.

Finalmente chegou a hora. O Brasil vai enfrentar outros 63 países que buscam como nós o lugar mais alto do pódio. Mas é como diz a música…”EU SOU BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO COM MUITO AMOR…”

VAI BRASIL!!!!!

Ah, a propósito você sabe o significado do símbolo Olímpico? Cada aro e sua cor representam um continente, sendo o azul a Europa, o preto a África, o vermelho a América, o amarelo a Ásia e verde a Oceania.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”19837″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” image_size=”full” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”] [spb_button button_text=”Voltar” button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” rounded=”no” button_dropshadow=”yes” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”https://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” align=”center” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”]

03/8 – Os benefícios do sapateado em minha vida

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

Por Júlia T. Nieman, ex-aluna e professora do curso de Sapateado

A primeira vez que eu me deparei com o Sapateado, foi em uma festa de Dia das Mães da Escola. Como acontece ainda hoje, os alunos de curso extra se apresentavam nas festas e minha prima Gabrieli dançou.

Naquele momento, eu tive certeza de que eu queria fazer aquilo, e depois de falar dias e dias no ouvido da minha mãe, ela me inscreveu no Curso de Sapateado da ENSG.

Lembro-me da Tia Dani dizendo para a minha mãe que eu era nova para a modalidade, afinal eu só tinha 4 anos. Mas tive uma chance e fiz algumas aulas para ela avaliar se, apesar da idade, eu teria condições de continuar e acompanhar uma turma.

Era só isso que eu precisava: uma oportunidade. Daí para frente, foram dias inteiros sapateando pela casa e nos fins de semana na casa da vovó com a Gabi. Aos poucos e com muita dedicação, as primeiras apresentações no teatro e as inúmeras competições e workshops foram tornando parte da minha rotina e da minha vida.

Durante todo esse tempo, eu continuei no curso de balé, seguido do Jazz e do Hip Hop, que também me ajudaram.

Aos 12 anos, comecei a estagiar, para ajudar a tia Dani com algumas alunas. Era lançado mais um desafio que aos poucos foi se tornando um aprendizado diário.

Por inúmeros motivos, começar a dançar ainda pequena foi a minha melhor escolha. Cresci dentro da dança, cuidando das minhas coisas, lidando bem com os erros, comemorando os acertos e trabalhando duro em busca de um objetivo. Dar aula, criar mais responsabilidade e cuidar de outras pessoas, lidando inclusive com o medo e a conquista das minhas alunas, me fez enxergar o lado do outro, e que eu podia me doar para isso e ser feliz.

Hoje, vejo que a dança e o Sapateado, em especial, têm um poder incrível de unir pessoas e culturas, criar amizades, desenvolver a criatividade e fazer transparecer emoções para quem dança e para quem assiste.

Brinco com as meninas que, ao dançar, elas precisam me dizer alguma coisa além dos sons que produzem. Provavelmente, elas ainda contarão mais histórias como essa aqui que eu contei, com uma coleção de recordações especiais que nos impulsionam para novos desafios.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”19820″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” image_size=”full” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”] [spb_button button_text=”Voltar” button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” rounded=”no” button_dropshadow=”yes” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”https://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” align=”center” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”]

1/8 – Alunos retornam de férias e falam sobre o “Mundo Além das Fronteiras”

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

Equipe da ENSG entregou uma surpresa para que todos tivessem um excelente recomeço

Nesta segunda-feira, 1 de agosto, as aulas na ENSG voltaram e os alunos foram recebidos com muita alegria e algumas surpresas. Para que o recomeço fosse repleto de boas energias, o tema do ano foi novamente colocado em pauta, e com ele novas discussões foram abordadas, sempre pensando em um mundo mais unido e sem fronteiras entre os povos.

Recomeçar sempre é um desafio. É com esse sentimento que iniciamos o segundo semestre de 2016. Neste período, serão apresentadas novas propostas e com elas novas conquistas para os nossos alunos e profissionais, sempre compartilhando os aprendizados e valores com os jovens e crianças.

Ao final das aulas, os alunos receberam um recado importante, lembrando que “O mundo além das fronteiras é um mundo com mais AMOR”.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”19779″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” image_size=”full” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”] [spb_button button_text=”Voltar” button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” rounded=”no” button_dropshadow=”yes” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”https://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” align=”center” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

Ali Jeratli contou sobre sua história quando chegou ao Brasil e sobre recomeçar

Durante a noite de quarta-feira, 9 de março, a Escola Nossa Senhora das Graças realizou o I Encontro de Pais Protagonistas  de 2016, coordenado pela Diretora Pedagógica Eliane Kattur Nieman Mello (Lica) e o convidado especial Ali Jeratli, professor de inglês e árabe do projeto Abraço Cultural.

Logo no início, Eliane explicou que o principal objetivo do encontro era trazer um pouco mais do tema que está sendo trabalhado com os alunos esse ano. “Desde o final do ano passado, nós decidimos que o tema de 2016 seria ALÉM DAS FRONTEIRAS, tema esse que estamos trabalhando com os professores e alunos desde o início do ano letivo, e hoje, vamos trazer um pouquinho pra vocês, pais”, explicou Eliane.

Depois foi a vez de Ali iniciar a conversa com um breve relato sobre sua história e a importância de recomeçar em um novo país. “Sempre sonhei em vir para o Brasil e, quando cheguei aqui, sabia que tinha que começar de novo. Já que não encontrei trabalho na minha área, que é hotelaria, eu comecei em outra profissão e fui ensinar inglês”, contou.

Além de falar sobre o início da sua vida no Brasil, Ali também explicou um pouco sobre seu país e seus costumes e respondeu diversas perguntas dos pais dos alunos, como a saudade da família, as dificuldades que encontrou quando chegou ao país e se ainda gostaria de voltar para a Síria.

Sobre o Encontro de Pais Protagonistas

Os Pais Protagonistas da Educação é um encontro que têm como objetivo reforçar a parceria constante entre a família e a Escola, sempre com temas sugeridos pelos pais, buscando entender como os jovens e adolescentes veem o mundo.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”15182″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” image_size=”full” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”] [spb_button button_text=”Voltar” button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” rounded=”no” button_dropshadow=”yes” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”https://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” align=”center” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”]

29/7 – Férias no Integral terminam em clima de grande festa

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

Alunos se divertiram enquanto realizaram uma volta ao mundo

As férias no Período Integral foram repletas de muita diversão. Os alunos realizaram uma viagem ao redor do mundo, com diversas atividades, tendo como base o tema gerador desse ano, “Além das Fronteiras”, e o livro Crianças do Mundo Todo de Maurício de Souza. Eles visitaram três continentes, aprendendo mais sobre os costumes e a cultura do local.

O continente americano foi o primeiro a ser visitado, passando pelos Estados Unidos, Jamaica e Peru. Já na segunda semana, foi a vez do continente europeu, onde eles conheceram um pouco mais sobre Portugal, França e Turquia. O terceiro continente foi a Oceania, e os países como a Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné.

Para finalizar as férias em grande estilo, os alunos retornam ao Brasil, indo diretamente para o Rio de Janeiro, cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Conheceram e aprenderam sobre os mascotes oficiais dos jogos, Tom e Vinícius. Praticaram também alguns esportes olímpicos como o Judô e Taekwondo.

A culinária não ficou de fora. As crianças fizeram uma deliciosa tapioca, comida típica do nordeste, famosa e muito consumida em todo o país. Hoje, as férias se encerraram com uma grande festa. Todos vestidos com as cores verde e amarelo!

Sobre o Período Integral da ENSG

O Período Integral recebe alunos do Maternal ao 8º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de engrandecer o conhecimento e aprendizagem, ampliando a socialização e aquisição de valores. Tudo isso em um ambiente acolhedor, que proporciona bem-estar e segurança.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”19730″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” image_size=”full” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”] [spb_button button_text=”Voltar” button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” rounded=”no” button_dropshadow=”yes” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”https://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” align=”center” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”]

27/7 – Alunos da ENSG participam de Acampamento de Férias

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

Eles passaram cinco dias se divertindo no Acampamento Peraltas

Entre os dias 23 e 27 de julho, os alunos da Escola Nossa Senhora das Graças participaram do Acampamento de Férias do “Peraltas”, acompanhados por monitores da Escola e pela  coordenadora do Ensino Fundamental II Sonia Cavalheiro.

Acampar durante as férias é mais que diversão, é uma experiência de vida, repleta de aprendizado. “Durante o acampamento, eles se divertem enquanto aprendem lições que ficarão para a vida toda: consciência de cidadania, habilidade de se relacionar em grupo, superação de problemas, capacidade de lidar positivamente com desafios”, explica Sonia.

Eles ainda puderam conhecer a Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo), que é o maior de centro de Astronomia e Ciências da América Latina e conta ainda com o único planetário aberto ao público na cidade de São Paulo.

Sobre o Ensino Fundamental da ENSG

“Despertar o equilíbrio da maturidade emocional e intelectual através da compreensão e aprendizagem”.

Além do desenvolvimento de todas as suas capacidades intelectuais, interpessoais, físicas e psicológicas, os alunos do Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora das Graças adquirem uma educação baseada em valores sólidos, que visa ao desenvolvimento de cidadãos dignos, conscientes dos seus limites, deveres e, principalmente, capacidades, aptos a serem bem sucedidos, pessoal e profissionalmente.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”19669″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” image_size=”full” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”] [spb_button button_text=”Voltar” button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” rounded=”no” button_dropshadow=”yes” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”https://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” align=”center” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”]

26/7 – Alunos do Integral retornam ao Brasil e falam sobre os Jogos Olímpicos

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

Rio de Janeiro é a cidade escolhida para a primeira parada no país

Durante as férias, no Período Integral, os alunos realizaram uma volta ao mundo e conheceram diversos países e suas culturas. A viagem começou pelo continente americano, passando pela Europa e Oceania. Nesta semana, as crianças retornam ao Brasil e a primeira parada é a cidade que sediará as Olimpíadas.

Para representarem a cidade, os alunos realizaram um painel coletivo usando a técnica do mosaico, com muitas cores que representam a diversidade do Rio de Janeiro e também os Jogos Olímpicos.

A abertura oficial dos Jogos Olímpicos 2016 será na sexta-feira, 5/8, às 20h, e contará a história do povo brasileiro, com a participação de mais de seis mil artistas voluntários. A festa será realizada no Maracanã e durará por volta de quatro horas. Os detalhes ainda não foram divulgados para manter a surpresa e surpreender as mais de 70 mil pessoas que prestigiarão o evento.

As atividades dão continuidade ao Projeto “Crianças do Mundo Todo”, conhecendo novas culturas, costumes e aprenderem mais sobre o tema do ano da ENSG: Além das Fronteiras.

Sobre o Período Integral da ENSG

O Período Integral recebe alunos do Maternal ao 8º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de engrandecer o conhecimento e aprendizagem, ampliando a socialização e aquisição de valores. Tudo isso em um ambiente acolhedor, que proporciona bem-estar e segurança.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”19587″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” image_size=”full” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”] [spb_button button_text=”Voltar” button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” rounded=”no” button_dropshadow=”yes” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”https://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” align=”center” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”]

23/7 – Alunos do Integral conhecem Papua – Nova Guiné

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

Último destino na Oceania, o país possui uma grande variedade na fauna local

Para finalizar a semana de viagem na Oceania, os alunos do Período Integral viajaram até a Papua-Nova Guiné, um dos países com maior diversidade cultural no mundo. De acordo com dados recentes, 848 línguas diferentes são listadas no país, das quais 12 não possuem nenhum falante vivo.

Uma curiosidade do país aprendida pelos alunos é que o local possui um dos menores percentuais de população vivendo em centros urbanos, já que 82% de sua população vive em áreas rurais. Além disso, o país ainda é pouco explorado geograficamente, e muitas espécies existentes em sua flora e fauna ainda são desconhecidas.

Na sexta-feira, 22/7, as crianças tiveram uma oficina de massinha, onde modelaram alguns animais característicos da região, e conheceram as espécies mais diferentes e recém-descobertas do país. Em uma expedição à Papua Nova Guiné feita em 2009 foram documentadas 200 novas espécies. Apesar de alguns bichinhos já terem sido avistados antes, só agora eles foram documentados corretamente. Como as montanhas da região são muito remotas, não é de se surpreender que ainda existam animais desconhecidos vivendo por lá – a região só é acessível por avião, helicóptero ou barco.

Na próxima semana, os alunos finalmente retornam ao Brasil, e vão se aprofundar nas Olímpiadas do Rio. As atividades dão continuidade ao Projeto “Crianças do Mundo Todo”, conhecendo novas culturas, costumes e aprendem mais sobre o tema do ano da ENSG: Além das Fronteiras.

Sobre o Período Integral da ENSG

O Período Integral recebe alunos do Maternal ao 8º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de engrandecer o conhecimento e aprendizagem, ampliando a socialização e aquisição de valores. Tudo isso em um ambiente acolhedor, que proporciona bem-estar e segurança.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”19569″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” image_size=”full” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”] [spb_button button_text=”Voltar” button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” rounded=”no” button_dropshadow=”yes” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”https://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” align=”center” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”]

21/7 – Integral continua volta ao mundo e conhece a Nova Zelândia

[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

Alunos aprenderam sobre o Festival de Artes e a cultura dos primeiros habitantes do país

As férias no Período Integral continuam a todo vapor, e os alunos já conheceram diversos países nessa jornada. Nos últimos dias, foi a vez de aprenderem mais sobre a Nova Zelândia, o segundo destino dentro da Oceania.  A Nova Zelândia é conhecida pelo seu isolamento geográfico, já que está situada a cerca de 2.000 km a sudeste da Austrália, separados através do mar da Tasmânia. Dessa forma, o país desenvolveu uma fauna distinta dominada por pássaros, alguns dos quais foram extintos após a chegada dos seres humanos e dos mamíferos introduzidos por eles.

Na quarta-feira, 20/7, os alunos deixaram a criatividade fluir enquanto aprenderam um pouco mais sobre Festival Internacional das Artes, um dos acontecimentos de artes mais famoso e extenso do país. Todos produziram fantoches e depois apresentaram algumas histórias para os amigos. “Escolhemos o Festival, pois é uma vibrante mistura de teatro de rua, de comédia, música e de cinema para todos os gostos e todos os públicos. É importante que as crianças conheçam outras culturas e possam respeitar e aprender com o que é diferente”, explica a coordenadora Daniela Scotti.

Quinta-feira, 21/7, foi dia de voltar ao passado e conhecer os primeiros habitantes do país: Maoris, que ainda hoje representam 14,6% da população total. O povo maori é guerreiro e com rica cultura, como a arte de desenhar figuras geométricas no corpo ou em esculturas, que possuem significado espiritual e religioso. Os alunos aprenderam como fazer alguns desses desenhos, também chamados de “tribal”, e seus significados.

As atividades dão continuidade ao Projeto “Crianças do Mundo Todo”, conhecendo novas culturas, costumes e aprendem mais sobre o tema do ano da ENSG: Além das Fronteiras.

Sobre o Período Integral da ENSG

O Período Integral recebe alunos do Maternal ao 8º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de engrandecer o conhecimento e aprendizagem, ampliando a socialização e aquisição de valores. Tudo isso em um ambiente acolhedor, que proporciona bem-estar e segurança.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”19540″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” image_size=”full” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”] [spb_button button_text=”Voltar” button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” rounded=”no” button_dropshadow=”yes” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”https://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” align=”center” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”]