Tecnologia: Benefício ou Malefício?
Por Bruno Torloni, aluno do 2º ano B do Ensino Médio
O uso da tecnologia tem se tornado cada vez mais comum. Ultimamente, quase todas as pessoas têm acesso à internet, independente de sua idade. O uso controlado da tecnologia é bom e necessário, trazendo alguns benefícios como a facilidade para registrar bons momentos, de se comunicar com seus amigos, entre outros. Porém, o uso da tecnologia pode trazer problemas para quem a utiliza de maneira excessiva.
Segundo uma pesquisa da empresa GlobalWebIndex, o Brasil é 2º no ranking de países que passam mais tempo em redes sociais, o que é um dado preocupante. O excessivo uso de celulares e/ou computadores pode trazer graves problemas de saúde, como: problemas visuais, de coluna, nos punhos, nos dedos e nas mãos, fortes dores de cabeça, insônia, sedentarismo, nomofobia (que é a ansiedade causada pelo distanciamento do celular ou devido à falta de bateria do aparelho) e depressão.
Esses excessos também pode causar problemas para o desempenho dos estudantes em provas e avaliações. Em uma reportagem do jornal: Estado de Minas sobre “Exagero de tecnologia deixa crianças e adolescentes desconectados do mundo real”, muitas mães reclamam que seus filhos tiveram uma queda no desempenho escolar por causa do uso excessivo de aparelhos eletrônicos.
Contudo, os aparelhos eletrônicos fazem parte da constante evolução que o ser humano vive e devemos nos adaptar, sabendo que ao fim de tudo, os benefícios trazidos pelo uso dos aparelhos eletrônicos, são maiores do que os malefícios, desde que não ocorram excessos.