Você sabe o que é o Novo Ensino Médio?
O Ensino Médio é a última etapa da educação básica escolar. É nessa fase que os alunos aprofundam todo o conhecimento adquirido no Ensino Fundamental e são preparados para os desafios da vida adulta e do mercado de trabalho.
Nos últimos anos, estudos apontam uma crise nos índices de desempenho dos estudantes. São apresentadas altas taxas de abandono e reprovação dos alunos que sentem-se menos interessados e menos motivados a concluírem os seus estudos. Com isso, foi preciso mudar o Ensino Médio.
A Lei nº 13.415/2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabeleceu uma nova estrutura do Ensino Médio. Seu objetivo principal é garantir uma educação de qualidade e aproximar as escolas à verdadeira realidade dos estudantes de hoje.
As principais mudanças são: o aumento do tempo mínimo do estudante na escola de 800 horas para 1.000 horas anuais, uma nova definição de organização curricular acompanhada por uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Itinerários Formativos e Cursos Eletivos com aprofundamento acadêmico em temas de relevância para a formação científica e profissional dos alunos.
A Base Nacional Curricular (BNCC) traz uma série de orientações, sendo responsável pela (re) elaboração dos currículos de referência das escolas públicas e privadas de ensino. Ela promove o aumento da qualidade de ensino no país, através de uma referência comum obrigatória, respeitando a autonomia vista pela Constituição, aos entes federados e às escolas.
Os itinerários formativos são as trilhas escolhidas pelos estudantes, com foco nas áreas de conhecimento. Dessa forma, eles podem se aprofundar em uma área de conhecimento: Matemática e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aprofundadas.
Já os Cursos Eletivos são conteúdos temáticos, que participam da base diversificada das escolas e articulam uma ou mais disciplinas da BNCC para melhor aprofundamento nos conhecimentos construídos pelos estudantes.
Essa implementação é obrigatória para todas as escolas públicas e privadas a partir de 2022, mas a ENSG saiu na frente, mais uma vez, é já inseriu o Novo Ensino Médio na sua grade curricular, desde este ano, como o ano de transição.
Além de possuírem uma Formação Geral mais completa, os alunos tiveram mais de dez opções de Itinerários Formativos. Entre eles: Observatório Geográfico, Investigação e Análise Química, Oficina Investigativa de Física, entre outros. E além das eletivas como Projeto de Vida, participaram de dois cursos eletivos: “Animação em Stopmotion”, em parceria com a ESPM, e “Dashboards com Análise de Dados em Excel”, promovido pelo Instituto de Tecnologia Mauá.
Venha conhecer o nosso Ensino Médio!