Racismo institucional 

Por Rafael Magro Donnangelo, aluno do 2º ano do Ensino Médio

O racismo é um conjunto de preconceito e discriminação. Muitas vezes, toma a forma de ações sociais e sistemas políticos que consideram que brancos são superiores aos negros. Dados apontam que houve um crescimento de 30% nas denúncias de discriminação racial, mas esses números representam apenas as registradas, pois há  aqueles que são coagidos a não denunciarem, pois são discriminações feitas por autoridades. O que fazemos nessas situações?

O racismo institucional é o ato de racismo feito por autoridades e que, normalmente, é omitido pelo estado.  Esse tipo de ação leva à morte de muitos inocentes. Exemplo foi o que ocorreu com uma família que estava em um carro na zona norte do Rio de Janeiro, que foi alvo de mais de 80 tiros e levou à morte o músico Evaldo Rosa dos Santos. 

O veículo da família tinha sido confundido com o de fugitivos. Segundo os militares, “Eles se pareciam pela cor”.  Adivinha qual é a cor da pele dessa família? Sim, eles eram negros. A questão é: ”Se fossem brancos, será que atirariam dessa maneira?” Obviamente que não. Por serem brancos, eles possuem privilégios.

Ninguém nasce racista, então não ensine seus filhos a serem assim. Até onde isso vai? Por qual razão eles não podem ser penalizados severamente diante da lei antirracismo? Até quando vamos perder mais vidas inocentes pela cor da pele deles? A morte de inocentes tem que acabar.

Escola Nossa Senhora das Graças © 1958 - 2023. Todos os direitos reservados