Qual a importância da Educação Musical?
Na Escola Nossa Senhora das Graças, a Educação Musical faz parte da grade curricular dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais). Mas por que ter essa disciplina?
A Educação Musical proporciona aos alunos uma formação mais humanista, onde são desenvolvidas habilidades motoras, de concentração e a capacidade de trabalhar em grupo, aprendendo a ouvir e respeitar o outro.
As aulas ainda contribuem para desenvolver a sensibilidade, a expressão e o ritmo. Eles passam a ter um ouvido mais apurado para o universo sonoro e musical, reconhecendo sons que são mais harmônicos.
Outros benefícios são:
- Coordenação: além dos movimentos corporais, o ritmo das músicas trabalha a percepção motora dos alunos.
- Fala: canções que tenham um bom vocabulário e melodia ajudam no desenvolvimento da fala, na rapidez de raciocínio e no poder de concentração.
- Socialização: ao cantar/tocar, os alunos buscam uma harmonização sonora que contribui para a socialização do grupo, já que possuem os mesmos interesses.
- Autoestima: eles participam do processo de criação, adaptação e alteração das canções, permitindo que o aluno se sinta autor daquela música.
- Criatividade: os alunos raciocinam melhor e passam a enxergar meios de resolver problemas e dificuldades do cotidiano.
Além disso, a Educação Musical auxilia no aprendizado das outras áreas do saber, já que a prática estruturada e a disciplina de música ajudam no desenvolvimento das funções cerebrais e esse estímulo incentiva a capacidade de concentração e foco, a memória e outras habilidades que são fundamentais em toda a vida acadêmica e profissional.