Publicidade e Propaganda: o que você precisa saber sobre a profissão?

Os profissionais de Publicidade e Propaganda são as pessoas responsáveis por pensar, criar e desenvolver campanhas publicitárias com o intuito de promover ideias, pessoas, empresas, produtos, etc.

Muito se fala que o publicitário é quem pega o produto e sai vendendo, mas não é bem assim. Ele estuda diversos fatores como: O que vender? Para quem vender? Onde vender? Como vender? Por quanto vender? Entre outras coisas…

E para ser um publicitário é preciso ser criativo, comunicativo, versátil, organizado, analítico, estrategista e claro, está sempre se atualizando. Conhecimentos em ferramentas como Photoshop, Illustrator e Corel Draw também são grandes diferenciais.

Para conversar sobre esse assunto e saber mais sobre essa profissão, convidamos nossa ex-aluna Larissa Cristina Madureira Souza.

Como é o mercado de trabalho de um publicitário?

O mercado de trabalho de um publicitário é bastante amplo. A profissão está bem disseminada no país e com a tecnologia se desenvolvendo cada vez mais, as áreas de atuação são diversas. As famosas agências contam com profissionais de criação, planejamento, atendimento, mídia, conteúdo, mídias sociais, pesquisa, edição e captação de vídeo, roteiristas, animadores, ilustradores, entre outros. As empresas que, antes só contavam com a sua área de marketing, estão apostando agora em agências inhouse, que nada mais é do que espaços criativos dentro do meio corporativo. Produtoras de vídeo, rádios, emissoras de TV, marketing em pequenas, médias e grandes empresas. Enfim, as possibilidades são muitas.

Quais as formações e qualificações que esse profissional deve ter?

Como citado acima, o mercado é amplo e cheio de profissionais, bons, medianos e ruins. Quando isso acontece, a busca por profissionais mais qualificados passa a ser maior. A graduação em Marketing ou Publicidade e Propaganda numa boa faculdade, hoje, é o mínimo. Para se destacar, os publicitários devem investir em cursos, palestras, eventos, além é claro, de especializações (Pós, MBA, Mestrado…) na área de interesse. Acredito que hoje em dia isso valha para todas as profissões. E sei que todos querem entrar numa boa empresa/agência, certo? Eles querem os melhores lá dentro, então você precisa se destacar e mostrar seu diferencial.

Como é a questão da remuneração e do reconhecimento?

Muitas vagas, muitos profissionais. Isso acaba desvalorizando um pouco a questão da remuneração. Você precisa se destacar, se especializar numa área e buscar um lugar que você ame estar. Isso faz toda a diferença. Invista em você e será reconhecido. Remuneração na nossa profissão vai do lixo ao luxo, realmente vai depender do seu esforço e dedicação.

Quais são os desafios diários dessa profissão?

Diria que são dois grandes desafios. O primeiro: não podemos estagnar nunca. O mercado da comunicação, da tecnologia, do digital, muda o tempo todo. Devemos nos manter sempre atualizados e atentos. Segundo: lembrar que estamos nos comunicando com pessoas. Como trabalho com planejamento e conteúdo, eu faço o exercício diário de lembrar com quem eu estou querendo falar, quem são as pessoas com quem aquela marca quer se comunicar. Cada vez menos um grupo de pessoas e cada vez mais o Marcelo, a Camila, a Joana, o Gustavo…

Qual o melhor e o pior dessa profissão?

O melhor: vista-se como quiser, faça o seu horário, divirta-se e descanse no puff da sala. O pior: a vida não é só festa. Se destacar nesse mercado é um desafio constante. Muitas áreas estão ficando desvalorizadas, ou seja, muita gente dizendo que sabe, vendendo o serviço por pouco e isso auxilia a puxar para baixo o nosso trabalho. Digo isso, principalmente, para as pequenas e médias agências e empresas.

O que você gostaria de saber a respeito dessa profissão quando saiu da Escola?

Confesso que me apaixonei mais pela profissão devido às visitas que a escola nos proporcionava nas faculdades. Estar perto desses ambientes nos ajuda muito. Mas uma coisa que gostaria de saber antes é que o mercado não é a propaganda da Havaianas. Não são só clientes gigantes, com verbas gigantes, querendo fazer coisas gigantes: propaganda na Globo, ação na Paulista, publipost da Bruna Marquezine.

Que dicas teria para quem quer ingressar nessa área?

O mercado é gigante, cheio de desafios, pequenas empresas, pequenas verbas e muita dedicação. E que não deixa de ser uma satisfação para nós, profissionais, apenas vale a dica pra não se frustrar no meio do caminho.

Outras dicas que julgo importantes:

  • Sua opinião não vale de nada (dica do meu professor no primeiro semestre). O que você ACHA, não pode ser a resposta para os problemas de comunicação de uma empresa. Pesquise, teste, pesquise, teste…
  • Mantenha-se sempre atento, leia, acompanhe pessoas interessantes…
  • O mercado é enorme, foque na área de que mais gosta, se especialize nela.
  • Entenda todas as áreas, não para trabalhar em todas, mas isso facilita o trabalho de todos. Compreender as dificuldades e desafios do outro, auxilia muito no dia a dia (um beijo para os atendimentos e criativos desse mundão).

Larissa Cristina Madureira Souza é formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e cursa um MBA em neurociência do consumo na mesma universidade. Atualmente, trabalha como head de conteúdo, desenvolvendo e planejando estratégias de conteúdo de marca.