Projeto de universitárias mostra a importância da mulher na história
No próximo dia 08 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, data que simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Mas para e pensa um pouquinho sobre quantas mulheres você ouviu falar durante a sua vida que contribuíram para nossa sociedade, seja na ciência, na música, na política, entre tantas outras áreas de conhecimento? Será que elas não existiram? Ou será que não tiveram seu espaço reconhecido? Pensando nisso, um grupo de alunas da Universidade Presbiteriana Mackenzie resolveu pesquisar e desse estudo surgiu o Projeto Mulheres na História.
O que é o Projeto Mulheres na História?
O Projeto Mulheres na História é um trabalho desenvolvido por cinco alunas do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que tem como objetivo ministrar aulas para alunos do Ensino Médio sobre mulheres importantes, que fizeram história, mas que nem sempre foram reconhecidas ou mencionadas nos livros e/ou materiais didáticos ou, em outros casos, totalmente apagadas da história. Nessas aulas, buscamos falar sobre essas mulheres e relacionar com temas atuais, discutindo sobre o feminismo e a importância da mulher desde antigamente até os dias de hoje, mostrando tudo que já foi conquistado e tudo que ainda precisamos conquistar.
Como ele surgiu e qual o seu objetivo?
O Projeto surgiu, na verdade, da angústia de algumas dessas alunas em relação a esse esquecimento. Durante uma aula de Licenciatura em Psicologia, foi proposto um trabalho para falar sobre educadores que fizeram grandes contribuições para a educação, mas que não são reconhecidos. Diante disso, durante a pesquisa, nos demos conta de que a maioria não reconhecida, na realidade tratava-se de grupos de minorias, e entre elas as mulheres e isso causou uma angústia e uma vontade de colaborar para mudar essa realidade. Pensamos então, em um projeto que juntasse essa preocupação, com a Psicologia Escolar e gerasse um produto que beneficiasse os jovens.
Como ele está sendo aplicado?
O projeto foi pensado em 2018 e aplicado em 2019/2020. Ao longo do ano passado, trabalhamos com os alunos do 2º ano de Edificações da ETEC Mandaqui através de uma parceria com a direção e coordenação da instituição, além dos professores de História e Literatura.
Na aula de História, observávamos o que eles estavam aprendendo e apresentávamos as mulheres da mesma época para debater ao final da aula, enquanto na disciplina de Literatura, selecionamos nove mulheres brasileiras que contribuíram de diversas maneiras com o desenvolvimento do nosso país e os alunos elaboraram contos que foram selecionados para a produção de um livro que será lançado no primeiro semestre desse ano.
Como vocês acreditam que ele vai auxiliar na educação das novas mulheres?
Nosso projeto é trabalhado e fundamentado na Psicologia Escolar, sendo assim, nosso principal objetivo é promover a reflexão dos jovens acerca de diversos temas que são do convívio diário deles, principalmente no que se refere ao preconceito. Acreditamos que é através de uma reflexão crítica sobre o mundo que podemos entender quem somos e qual é o nosso papel na nossa própria história. E assim, esperamos que os meninos e as meninas, que passaram pelo projeto, saiam dele sabendo que podem ocupar o lugar que eles quiserem.
O Projeto Mulheres na História é um trabalho desenvolvido pelas alunas Gabriela Peres, Gabrieli Mello, Lana Machado, Patrícia Cabral e Rayra Souza do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.