Tema do ano da ENSG será “Identidade: Tupi or not Tupi?”

Em 2022, vamos nos questionar sobre o que nos torna brasileiros

Todo ano, a Escola Nossa Senhora das Graças define um tema que norteia os trabalhos realizados pelos alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Para 2022, o assunto será: “Identidade: Tupi or not Tupi?”. Esse tema foi escolhido como uma maneira de celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e o bicentenário da Independência do Brasil. 

Mas, o que é Tupi or not Tupi?

A Semana de Arte Moderna foi um evento que reuniu diversos intelectuais brasileiros da época para celebrar os 100 anos da Independência do Brasil e questionar sobre a influência da cultura europeia em nosso dia a dia. (Saiba mais sobre a Semana de Arte Moderna clicando aqui). 

Seis anos depois, em maio de 1928, o poeta e dramaturgo Oswald de Andrade apresentou o seu Manifesto Antropofágico, que exaltava a identidade brasileira por meio de uma manifestação cultural do país sem a dependência da cultura estrangeira. O documento tornou-se um marco do Modernismo no Brasil e “Tupi, or not tupi, that is the question” é uma das muitas metáforas encontradas no manifesto e que, no contexto da época, significa “ser ou não ser brasileiro”. 

O Manifesto é ilustrado pelo quadro “O Abaporu” – homem que come homem, em tupi – que Oswald havia recebido de presente da sua companheira, a pintora Tarsila do Amaral. Inspirado pela obra, o autor propõe “devorar” a cultura estrangeira e digeri-la criticamente, transformando-a em produção brasileira, criativa, única e própria. 

Depois de um ano em que aprendemos a ressignificar, é hora de olharmos para trás e, através desses dois grandes eventos (Independência do Brasil e Semana de Arte Moderna), refletir sobre o que nos torna brasileiros, quais são as nossas características e IDENTIDADES e finalmente responder: Tupi or not Tupi?

Escola Nossa Senhora das Graças © 1958 - 2023. Todos os direitos reservados