Novo projeto da ENSG propõe reflexão sobre saúde mental aos alunos  

Projeto Saúde Mental em Foco abre espaços para que os alunos possam expressar seus sentimentos e pensamentos no momento atual da pandemia

Em tempos de pandemia, falar da importância da saúde mental passou a ser de interesse popular tanto para o bem convívio social coletivo quanto para o bem físico e mental das pessoas. Assim como também, falar sobre os transtornos mentais que são dificilmente diagnosticados e dos prejuízos que eles podem causar em uma pessoa.

A ENSG apresenta o “Projeto Saúde Mental em Foco”, dirigido pela psicóloga clínica e escolar Gabrieli Mello, com intenção de trabalhar com os alunos dos 8ºs e 9ºs anos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Sendo uma parte de um trabalho de psicologia escolar da ENSG, o projeto tem como proposta, disponibilizar um espaço, onde os alunos se sintam acolhidos e que eles possam expressar o que pensam e sentem, diante desse momento.

Os encontros acontecem quinzenalmente, em formato presencial e online, e as pautas são escolhidas de acordo com a demanda dos alunos. “Esses encontros são um momento em que os alunos conseguem entender e a olhar mais para si mesmo e para o outro”, diz Gabrieli.

Ao longo do semestre, o projeto tem apresentado bons resultados. “As dinâmicas e atividades realizadas nos encontros tem rendido muito, e os alunos cada vez mais têm conquistado um espaço importante.”, afirma. 

Além desses encontros, a ENSG também está desenvolvendo projetos com os professores. “No Infantil, tivemos alguns encontros com as professoras, para que elas pudessem conversar sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia e pensarmos juntos em soluções positivas, tanto para elas como para nossos alunos”, explica.

Live:

Para explicar sobre esse projeto e propor uma reflexão sobre “Qual o papel da Escola e da Família na saúde mental das nossas crianças e jovens?”, a psicóloga participou de uma live, no último dia 10 de novembro, no instagram do Portal Vila Guarani. 

Caso você tenha perdido, ou queira ver de novo, basta clicar aqui

Escola Nossa Senhora das Graças © 1958 - 2023. Todos os direitos reservados