Ex-aluno da ENSG ganha bolsa de estudos para mestrado na Alemanha

Vinícius Penteado alcançou pontuação máxima na prova de seleção em Performance de Piano

Vinícius Penteado, que foi aluno do Ensino Médio da ENSG entre 2014 e 2016, foi aprovado para o mestrado em Performance de Piano – Música Contemporânea nas Escolas Superiores de Música de Trossingen e Karlsruhe, na Alemanha. Ele optou por seguir seus estudos sob a orientação do professor Markus Stange, em Karlsruhe, onde alcançou a pontuação máxima na prova de seleção, destacando-se entre os candidatos. 

Vinicius iniciou os estudos de piano aos 8 anos de idade, na Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), sob a orientação da professora Sylvia Chiapetta. Foi seu aluno também na Fundação Magda Tagliaferro, participando de recitais e Masterclasses onde aprimorou sua técnica pianística. 

Em 2019, na Universidade de São Paulo, começou a ter aulas de piano com o professor Luiz Guilherme Pozzi, e em 2020, passou a integrar sua classe de piano na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP). Em 2022, tornou-se bolsista da Sociedade Cultura Artística no programa de estudos  Bolsas Magda Tagliaferro.

Além de pianista, Vinicius é bacharel em regência pela USP e possui ampla experiência como camerista e correpetidor. Também participou de programas junto a OCAM e OSUSP em 2019. Em 2022, se apresentou no festival internacional Summer Academy of Music na Alemanha. 

Foi finalista por três anos consecutivos no Concurso de Piano Guiomar Novaes (2020, 2021 e 2022) e finalista do Concurso de Piano Almeida Prado em 2021. Conquistou o primeiro lugar no XXX Concurso de Piano Souza Lima em 2021. E em 2023, foi o grande vencedor do II Concurso de Piano Nise Obino. 

Aqui na Escola Nossa Senhora das Graças tivemos a oportunidade de ouvi-lo tocar em saraus e apresentações. E constantemente, temos a presença do nosso querido ex-aluno na Feira das Profissões, onde ele conta um pouco sobre o mercado da Música.

Parabéns, Vinícius. Estamos orgulhosos de você!

Escola Nossa Senhora das Graças © 1958 - 2023. Todos os direitos reservados