[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

9ºs anos fizeram apresentações para se lembrarem das pessoas que se encontram fora de seus países

Refugiado são todas as pessoas que, em razão de fundados temores de perseguição devido à raça, religião, nacionalidade, associação a determinados grupos sociais ou opinião política, encontram-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não podem ou não querem regressar ao mesmo.

A Escola Nossa Senhora das Graças, preocupada em trazer esses assuntos pertinentes para discussão e reflexão, trabalhou com os alunos dos 9ºs anos esse tema e os mesmos foram convidados a fazerem uma representação artística a seus colegas de outras classes.

Os alunos do 9º ano A fizeram uma encenação de como deve ser o momento de decisão da partida e os desafios de serem bem recebidos em outros países. Eles até simularam uma reunião da ONU com seus principais representantes, para debaterem sobre serem a favor ou contra o asilo. “Durante as pesquisas, eu pude me aprofundar melhor no assunto e entender o tamanho da gravidade para que repercutisse tanto”, conta Letícia Peres.

O 9º ano B optou por transformar a sua apresentação em um gesto de protesto, contando como o ser humano não aprendeu com situações anteriores. Eles usaram vestes brancas, simbolizando a paz. E os narradores estavam todos de preto como a guerra.

“A ideia surgiu diante da minha indignação com a falta de sensibilidade dos países europeus”, revela Mariana Almeida. “Aí vimos em uma rede social uma imagem da criança síria que morreu afogada, da menina vietnamita que corria nua e de um menino africano desnutrido, com a seguinte frase ‘Nós não aprendemos’ e resolvemos que esse seria o nosso lema e grito de protesto”, completa Priscila Costa Blaz, da mesma sala.

Já o 9º ano C realizou um debate. “Nós dividimos a sala para argumentar quais eram os pontos a favor e os contras de dar refúgios aos sírios, mas foi bem complicado expor os contras, porque só conseguíamos enxergar questões financeiras”, explica João Vitor Motta.

A professora de geografia Elza Soares fala que sua intenção ao trazer esse assunto, era possibilitar uma reflexão de como o conteúdo da matéria está inserido na atualidade e como é pertinente para o nosso conhecimento.

Sobre o Ensino Fundamental da ENSG

“Despertar o aprender e o fazer com responsabilidade, ética, cooperação e respeito.”

Além do desenvolvimento de todas as suas capacidades intelectuais, interpessoais, físicas e psicológicas, os alunos do Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora das Graças adquirem uma educação baseada em valores sólidos, que visa ao desenvolvimento de cidadãos dignos, conscientes dos seus limites, deveres e, principalmente, capacidades, aptos a serem bem sucedidos, pessoal e profissionalmente.

[/spb_text_block] [spb_button button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” button_text=”Voltar” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”http://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” button_dropshadow=”yes” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”12443″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”]