Alunos da Educação Infantil da ENSG aprendem sobre o Folclore
Eles puderam conhecer um pouco mais sobre essa cultura brasileira
No dia 22 de agosto, é comemorado o Dia do Folclore. Para celebrar a data, os alunos da Educação Infantil e 1ºs anos do Ensino Fundamental realizaram diversas atividades, onde puderam compreender melhor o assunto.
“O Folclore é um acervo cultural que nos permite compreender os costumes, artes, técnicas, lendas, mitos, provérbios e adivinhações, que expressam as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo”, explica Claudia Maldo Leite, coordenadora da Educação Infantil.
O tema foi trabalhado de diversas formas ao longo da aula e cada turma acabou se aprofundando melhor em algum personagem:
Os alunos do Maternal estudaram sobre o Boitatá, uma grande serpente de fogo, que protege os animais e as matas das pessoas que querem fazer mal às nossas florestas. Eles confeccionaram um chapéu para representar o fogo.
A turminha do Jardim I falou sobre o Boi-Bumbá. Uma festa tradicional do folclore brasileiro, típico das regiões norte e nordeste, que reúne música, teatro e dança para narrar a história da lenda de um boi. Eles confeccionaram uma representação da boi usando materiais recicláveis.
Já os alunos do Jardim II optaram por falar sobre as brincadeiras folclóricas e construíram um balangandã, um objeto de origem africana que recebe esse nome, devido ao som que faz ao ser movimentado.
Por fim, o 1º ano do Ensino Fundamental estudou sobre as cantigas de roda, que são músicas folclóricas cantadas em roda e que representam aspectos lúdicos das manifestações socioculturais populares.
O aluno que aprende sobre o Folclore, está na verdade, conhecendo o passado e o presente de um povo. “O Folclore continua vivo e está ligado à nossa vida de uma maneira muito forte, por isso, é tão importante conhecê-lo”, conclui Cláudia.
Galeria de Fotos
Clique na foto principal e veja mais