[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

Livros cobrados no vestibular são representados por atores em peças teatrais

Por Gabriela Carvalho da Costa, aluna do 3º ano do Ensino Médio

Frequentemente, a Escola Nossa Senhora das Graças leva seus alunos para assistirem peças de teatro cobradas nos vestibulares do país com o objetivo de ajudar os vestibulandos, porque são 22 livros obrigatórios, e com o espetáculo é mais fácil fixá-los. Ao final da apresentação, eles ainda participam de uma análise do livro feita pelo diretor, onde ele ressalta os pontos mais importantes e que são cobrados nas provas. As adaptações são realizadas pelo grupo RIA, um grupo de atores que decidiram unir suas experiências para desenvolveram o projeto.

De acordo com a Diretora Pedagógica da ENSG, Eliane Kattur Nieman Mello, na parte teatral, o aluno aprende muito mais. “Essas leituras podem ser um pouco chatas para um adolescente entre 15 e 17 anos, então, quando eles veem a montagem, acabam entendendo melhor o livro”, explica.

O Diretor da peça, José Paulo Rosa, diz que “a adaptação é feita em cima de muito estudo, pesquisa do autor, momento literário e história, com a principal preocupação de fazer uma obra fiel”. Ele também comenta que “a ideia de criar o Grupo RIA foi da necessidade da busca de uma plateia específica. O artista tem que ir onde o povo está”, finaliza José Rosa.

Os livros obrigatórios, além de aproximar os alunos da literatura brasileira e suas diversas formas de expressão, como prosa, poesia, narração e dissertação, são históricos e contextualizam o mundo em que vivemos, a bagagem de vida da época, as mudanças e influências, pois, atualmente, as perguntas da prova não tratam das obras de forma isolada.

É necessário conhecer o enredo, o narrador, os personagens, o tempo, o espaço em que a história se passa, a linguagem utilizada, seus efeitos de sentido e a técnica. É fundamental também que se conheça a história para poder ligar todos os elementos, analisar a escrita do narrador e perceber a obra como um todo, desenvolvendo assim uma habilidade de leitura, adquirindo um repertório para prova de redação.

Sobre o Ensino Médio da ENSG

“Valorizar a autoconfiança, despertando nas suas potencialidades a escolha profissional de um ser feliz.”

É no Ensino Médio que os jovens são definitivamente educados para o futuro, para a vida adulta. Nesta etapa, através do uso de toda a infraestrutura disponível e da correta orientação de profissionais especializados, os alunos são preparados para deixar o ambiente escolar prontos para fazerem a correta escolha da profissão e enfrentarem com confiança e tranquilidade os desafios do mundo adulto e globalizado.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”25522″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” image_size=”full” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”] [spb_button button_text=”Voltar” button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” rounded=”no” button_dropshadow=”yes” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”http://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” align=”center” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”]