Alunos da ENSG celebram o Dia do Índio
Eles discutiram as diferenças entre os índios de antigamente e os contemporâneos
No dia 19 de abril, comemora-se o Dia do Índio. Esta importante data serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena na história e cultura atual, e surgiu para não deixar as novas gerações se esquecerem das verdadeiras raízes que formam o povo brasileiro.
Para celebrar a data, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora das Graças realizaram uma degustação de alimentos de origem indígenas e aproveitaram para mostrar que, hoje em dia, eles vivem como qualquer um de nós.
“Mostramos que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, eles têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que uma cidade proporciona, mas sem deixar de preservar a sua cultura e os seus costumes”, explica Claudia Leite, Coordenadora da Educação Infantil.
Com os índios, também é possível aprender a respeitar e preservar a natureza e aproveitar o que ela nos oferece, seja na alimentação ou no artesanato. Por isso, os alunos do Período Integral fizeram um trabalho com argila confeccionando utensílios domésticos como tigelas e potes.
“Foi uma experiência interessante, uma vez que era a primeira vez que muitos tiveram contato com esse tipo de material, e muitos compararam com massinhas”, conta Tatiana Satsume, professora responsável pelo Integral.
Galeria de Fotos
Clique na foto principal e veja mais