Família ENSG arrecada 821 sacolas de café da manhã para mães carentes
Campanha solidária permitiu um Dia das Mães diferente para as moradoras da comunidade Jardim Julieta
A festa de Dia das Mães é um dos eventos mais tradicionais da Escola Nossa Senhora das Graças. Mas, esse ano, devido à pandemia, o formato do evento precisou ser alterado e, no lugar, foi lançado um projeto solidário para ressignificar esse momento de amor incondicional entre Mãe e Filho, em doação e ajuda ao próximo.
O projeto “Ressignificando o Dia das Mães” foi uma campanha solidária que tinha como objetivo arrecadar sacolas com itens de café da manhã para serem doadas à comunidade Jardim Julieta, na zona norte de São Paulo.
“Decidimos optar por uma cesta de café da manhã por se tratar de um presente que seria para toda a família e por ser uma oportunidade de reunir todos em volta da mesa para um café da manhã diferente”, explica Eliane Kattur Nieman Mello, diretora pedagógica da ENSG.
A proposta foi oferecer as sacolas e a comunidade escolar deveria decorá-las e preenchê-las com os itens solicitados. “Foi incrível fazer essas sacolas, porque foi para um bem maior. Além disso, nos divertimos muito desenhando e escrevendo recadinhos. Isso porque estávamos fazendo isso para uma família que vai ficar muito feliz em receber. Então, é muito gratificante”, conta Ana Luisa Pereira de Amorim, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental.
Já sua mãe, Cristiane Pereira, explica que adorou todo o processo. “Adorei fazer parte desse projeto, que vai ajudar tantas famílias em pleno Dia das Mães, que pra mim é um dia tão importante. E sentar com ela para confeccionar as sacolas foi muito divertido. Pensar em cada detalhe, em como decorar, foi muito legal”.
“Eu fiquei muito feliz, porque eu acho que se cada um fizer um pouquinho, vamos poder ajudar muitas famílias”, conta Eunice Akimi Nagamatsu, mãe do Henrique, aluno do 2º ano do Ensino Médio, que confeccionou 835 corações de crochê para colocar em cada uma das sacolas. “Foi um gesto de carinho e amor”, revela Eunice.
“É muito gratificante poder ajudar quem não tem condições. E poder envolver as crianças nisso também foi muito legal, pois assim, desde pequenos, eles já aprendem o que é certo”, Fernanda Henrique Gonçalves, mãe dos alunos Gabriel Gonçalves Acciarito, do 3º ano do Ensino Fundamental e Miguel Gonçalves Acciarito, do Jardim I da Educação Infantil.
Mas nem só de doação foi a nossa noite. A Escola não podia deixar de homenagear as mães da nossa comunidade escolar, por isso, preparou uma surpresa muito especial para o momento em que elas vieram entregar as sacolas.
Ao passarem pelo nosso drive-thru, as mamães foram recebidas por uma banda formada por professores e ex-alunos da nossa Escola e ainda ganharam uma lembrancinha.
Depois da grande mobilização e arrecadação dos alimentos, foi a vez de uma equipe da nossa Escola ir até a comunidade Jardim Julieta para entregar as doações.
“No começo, a Lica me falou em 300 sacolas. Mas com a ajuda do papai do céu e de toda a família ENSG, chegamos ao número de 821 sacolas para 821 famílias que terão um café da manhã graças a vocês”, conta Paulo Amorim, pai de aluna e voluntário do projeto.
“Essas doações irão fazer uma grande diferença, porque as pessoas estão passando fome”, conta Lucia Mitie, diretora do projeto Ciso. “Essa parceria com a ENSG serve para dar um pouco de alento para as pessoas. Não vai resolver o problema, mas vai levar um pouco de alegria e comida para dar ânimo e gerar perspectivas para eles”, reflete.
Para concluir, nossa diretora pedagógica faz um agradecimento especial: “Eu quero agradecer a toda equipe ENSG, pais, alunos e todos que se envolveram. Foi lindo ver o empenho de todos vocês. Agradeço também a Dona Lucy, que é minha mãe, é mãe do Jorge, mas também é mãe de todos da Escola. Valeu #FamíliaENSG, muito obrigada, de coração”.