Parceria da ENSG com o Educate começa a trazer os primeiros frutos do Projeto Bilíngue
O coach acadêmico do programa, Sergio Almeida, conta quais foram os resultados do primeiro semestre de implantação
No primeiro semestre de 2019, a Escola Nossa Senhora das Graças deu início ao Projeto Bilíngue, que consiste em mais aulas de inglês na grade curricular dos alunos da Educação Infantil. Para entender mais sobre o projeto e saber o que esperar do próximo semestre, conversamos com o coach acadêmico da Educate, Sergio Almeida, que atua no ensino de inglês há 20 anos, sendo o responsável por apoiar a implementação do programa na ENSG, atuando na formação contínua, do corpo docente da Escola.
O que é o Educate?
O Educate é um programa bilíngue que apresenta uma proposta abrangente e inovadora. Abrangente porque tem ações dirigidas aos estudantes, ao corpo docente e à gestão da escola. Inovadora, porque propõe trabalhar em parceria com a escola, implementando a metodologia de ensino por meio de vivências e atividades colaborativas, e desenvolvendo conteúdos curriculares apropriados à cada faixa etária.
O projeto bilíngue Educate leva até a Escola Nossa Senhora das Graças uma metodologia de ponta no ensino de inglês para que aconteça o desenvolvimento da fluência de forma significativa, além de desenvolver habilidades como empatia, colaboração, flexibilidade e autonomia.
Como vocês avaliam esse primeiro semestre de implementação?
Já podemos observar o uso do inglês em momentos fora da aula com as crianças cantando, cumprimentando e se despedindo em inglês. Em casa, já foram reportadas ocorrência de muitos momentos de uso da língua de maneira espontânea e natural, como nomear objetos, comidas, cantando as músicas apresentadas em aula. Isso tudo é resultado de um excelente trabalho feito em sala de aula através de nossas vivências e do uso de todos os recursos que enriquecem ainda mais as oportunidades de se comunicar em inglês, como o quadro digital.
Quais foram os assuntos abordados e a metodologia utilizada?
Os assuntos abordados no programa Educate trouxeram para a sala de aula situações do cotidiano da criança, como nome dos alimentos, objetos da escola, verbos de ação, palavras relacionadas à família, além de identificação dos números e animais. Tudo isso apresentado de forma lúdica e significativa para as crianças com uso de jogos, brinquedos e tecnologia. As crianças já estão adaptadas aos comandos em inglês da professora, o que permite que a aula seja dada 100% no segundo idioma.
Quais as propostas e metas para o segundo semestre?
No segundo semestre, daremos continuidade ao trabalho feito até agora propondo novas vivências e novos desafios para as crianças, além de terem a oportunidade de reciclar o conteúdo já trabalhado no primeiro semestre. E a professora continua participando do nosso programa de formação continuada aprimorando cada vez mais as suas práticas no programa bilíngue.
Como que os pais podem contribuir nesse aprendizado?
O processo de aquisição do segundo idioma é muito próximo ao processo que as crianças passam quando estão aprendendo o português. Por esse motivo, demanda muita paciência por parte dos pais na espera de alguma produção, principalmente a oral, que ocorrerá no momento em que a criança se sentir preparada para falar. O fato da produção do aluno na forma oral não ocorrer, não quer dizer que ela não está aprendendo, quer dizer que ela ainda não se sentiu segura para falar. Cada criança tem seu ritmo de aprendizagem, que deve ser respeitado. E através de atividades estratégicas aplicadas em sala de aula, nossos professores são capazes de diagnosticar e avaliar o processo de aprendizagem de modo a obter evidências de aprendizagem que confirmem que o trabalho está sendo bem feito.
Outra forma que os pais podem contribuir é colaborando com a extensão do trabalho feito em sala de aula através do uso do nosso site com atividades que oferecem de forma lúdica a reciclagem e a prática extra do conteúdo apresentado em sala.
Galeria de Fotos
Clique na foto principal e veja mais