Alunos do Ensino Médio visitam o Memorial da Resistência de São Paulo

3ºs anos puderam refletir sobre os anos de Ditadura Militar no Brasil

Os alunos dos 3ºs anos A e B do Ensino Médio da Escola Nossa Senhora das Graças visitaram, no dia 07 de junho, o Memorial da Resistência de São Paulo, uma instituição dedicada à preservação de memórias da resistência e da repressão políticas do Brasil republicano, no edifício que foi sede durante o período de 1940 a 1983, do Departamento Estadual de Ordem Política Social de São Paulo – Deops/SP, durante o regime militar.

O Memorial da Resistência está estruturado em procedimentos de pesquisa, salvaguarda (documentação e conservação) e comunicação patrimoniais (exposição e ação educativo-cultural), orientados para os enfoques temáticos sobre resistência, controle e repressão política, por meio de seis linhas de ação que, atuando articuladamente, têm como objetivo fazer dessa instituição um espaço voltado à reflexão e que promova ações que contribuam para o exercício da cidadania, o aprimoramento da democracia e a valorização de uma cultura em direitos humanos.

“Os alunos puderam conhecer as celas e ouviram relatos sobre as torturas das pessoas que ficaram presas e por lá sofreram. Passaram por três celas diferentes, onde puderam explorar o seu conhecimento de maneiras diversas”, conta Juliana Anjos Pereira, coordenadora do Ensino Médio.

Sobre o Ensino Médio da ENSG

“Valorizar a autoconfiança, despertando nas suas potencialidades a escolha profissional de um ser feliz.”

É no Ensino Médio que os jovens são definitivamente educados para o futuro, para a vida adulta. Nesta etapa, através do uso de toda a infraestrutura disponível e da correta orientação de profissionais especializados, os alunos são preparados para deixar o ambiente escolar prontos para fazerem a correta escolha da profissão e enfrentarem com confiança e tranquilidade os desafios do mundo adulto e globalizado.

Escola Nossa Senhora das Graças © 1958 - 2023. Todos os direitos reservados