ENSG promove projeto de Eleições para o Ensino Fundamental

Com as atividades, os estudantes puderam aprender a importância da política

Os alunos do Ensino Fundamental I da Escola Nossa Senhora das Graças, participaram do Projeto Eleições, que consistia na conscientização das crianças sobre a importância da participação na vida política. Eles exercitaram de forma lúcida a cidadania simulando a sua participação no processo eleitoral através do voto.

Os alunos dos 2ºs anos escolheram um animal que queriam que fossem eleitos. Por meio de cartazes os alunos criaram toda campanha do candidato, destacando suas propostas e vantagens e mostrando porque aquela determinada espécie deveria ser escolhida como Rei da Floresta ou do Fundo do mar.

Os 3ºs e 4ºs anos ouviram a história do livro “O Reizinho Mandão” e analisaram o seu reinado, refletindo se o que ele fazia ajudava o povo ou não. Depois, em duplas e/ou trios, eles criaram um candidato, fizeram um levantamento dos problemas da nossa cidade e criaram soluções para os mesmos.

Já os 5ºs anos, falaram sobre as eleições reais, identificando quais eram as funções de cada candidato, principalmente os que estavam concorrendo a presidência. Ainda assistiram a um programa eleitoral e anotaram as propostas de cada candidato, discutindo se as mesmas são boas ou não. E quais as ideias para ajudar a população.

Após a apresentação, os alunos completaram o seu título de eleitor fictício e fizeram a votação. “O principal objetivo do projeto é conscientizar as crianças sobre a importância do voto e todo o processo até ele, pois no futuro eles que irão votar” conta Rita de Cássia Russo Gonçalves, coordenadora do Ensino Fundamental I.

Sobre o Ensino Fundamental da ENSG

“Despertar o aprender e o fazer com responsabilidade, ética, cooperação e respeito.”

Além do desenvolvimento de todas as suas capacidades intelectuais, interpessoais, físicas e psicológicas, os alunos do Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora das Graças adquirem uma educação baseada em valores sólidos, que visa ao desenvolvimento de cidadãos dignos, conscientes dos seus limites, deveres e, principalmente, capacidade máximo.

Escola Nossa Senhora das Graças © 1958 - 2023. Todos os direitos reservados