[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

Atividades incentivam alunos a ter um planejamento de vida

A Escola Nossa Senhora das Graças utiliza em seu sistema de ensino o Projeto OPEE (Orientação Profissional de Empregabilidade e Empreendedorismo), uma metodologia que incentiva os alunos a possuírem um projeto de vida.

Para Leo Fraiman, autor da Coleção e psicoterapeuta especialista em psicologia escolar, com mais de 20 livros publicados, o aluno que não tem um projeto de vida, acaba tendo um projeto de morte.

“Todos os anos nós perdemos milhares de jovens para o tráfico, para a gravidez precoce, para a evasão escolar, para todos os tipos de violência e, principalmente, para aquele aluno que está lá na escola, mas não está lá de verdade”, comenta Leo Fraiman, autor da Coleção.

Para a Diretora Pedagógica da ENSG Eliane Mello, o aluno precisa enxergar a Escola como uma parceira do seu futuro: “Além de ensinar as disciplinas básicas como português e matemática, ensinamos a formar valores e ajudamos o jovem a construir os primeiros passos do projeto da sua vida”.

Na metodologia, os alunos têm noções de educação financeira, empregabilidade e empreendedorismo. Os alunos dos 4ºs anos do Fundamental I, por exemplo, trazem brigadeiros para vender na escola aos seus colegas e exercitar o poder de persuasão. “Além disso, eles têm um contato efetivo com o dinheiro e aprendem sobre receber e dar troco”, fala Claudia Maldo Leite, coordenadora do Ensino Fundamental I.

Os alunos dos 5ºs anos do Fundamental I, juntamente com as professoras responsáveis, realizam o Empreendedor Solidário, que tem como finalidade promover um olhar ao próximo. Em 2014, os alunos arrecadaram materiais de higiene. Já em 2014, eles se organizaram para juntar brinquedos que foram doados a uma instituição de caridade. “Essas ações possibilitam que os alunos tenham um olhar diferente sobre as pessoas e a sociedade em que convivem”, revela Márcia Tavares Nieman, coordenadora do Ensino Fundamental I.

Já nos 9ºs anos, precisam criar uma empresa, mostrando o funcionamento da mesma, os custos, os lucros, números de funcionários, maquinários, uniformes, até a realização final desenvolvendo seu lado empreendedor. “O aluno conclui o Ensino Fundamental II com uma boa noção de mercado e carreira”, finaliza Tania Lamastro, coordenadora do Ensino Fundamental II.

O projeto atende alunos desde o segundo ano do Ensino Fundamental até o segundo ano do Ensino Médio e tem como objetivo gerar autoconhecimento, autoestima, relacionamentos interpessoais, a capacidade de fazer boas escolhas e os valores que formam um bom caráter.

[/spb_text_block] [spb_button button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” button_text=”Voltar” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”http://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” button_dropshadow=”yes” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”14635″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”]