Por que é importante aprender um novo idioma ainda na infância?

Saber falar inglês não é mais um diferencial. Tornou-se uma habilidade imprescindível no mundo globalizado em que vivemos. Mas será que existe uma idade certa para começar a aprender um novo idioma?

Estudos indicam que na primeira infância, de 0 a 6 anos, o cérebro já está preparado para receber conhecimento e transportar informações recebidas para a memória de longo prazo. Isso significa que as crianças têm mais facilidade para preservar o que lhes é ensinado desde cedo. 

Isso ocorre porque as crianças possuem a habilidade de absorver, rapidamente, conteúdos que lhes são apresentados. Eles também chegam mais rápido à pronúncia perfeita, uma vez que ainda não desenvolveram vícios de linguagem e os processos cognitivos relacionados à fala e à escrita da língua nativa, ainda não são tão desenvolvidos. Dessa forma, permite que eles compreendam e reproduzam facilmente fonemas com os quais muitos adultos possuem dificuldade. As crianças também são mais desinibidas, não tendo medo de errar.  Sendo mais abertas às novas experiências e ao aprendizado.

Quando o Ensino Bilíngue começa cedo, os benefícios perduram por toda a vida e incluem uma melhor socialização e o desenvolvimento da memória e da concentração. 

Entretanto, para que esse aprendizado seja eficaz, é preciso envolver situações lúdicas, como brincadeiras, histórias e músicas. Por isso, na ENSG, os assuntos abordados nas aulas de inglês trazem para a sala de aula situações do cotidiano da criança, como nome dos alimentos, objetos da Escola, verbos de ação, palavras relacionadas à família, além da identificação dos números e animais, através de jogos, brinquedos e tecnologia.

Na ENSG, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental fazem parte do Projeto Bilíngue, uma metodologia de ponta, que permite o desenvolvimento da fluência de forma significativa, além de desenvolver habilidades como empatia, colaboração, flexibilidade e autonomia, permitindo que nossos aprendam se divertindo.

Escola Nossa Senhora das Graças © 1958 - 2023. Todos os direitos reservados