O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
MEDICINA VETERINÁRIA!
A Medicina Veterinária é a ciência que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento dos animais. Assim como na Medicina, trata-se de uma carreira ampla, com diversos campos de atuação.
Para falar sobre esses mercados e como é o dia a dia dessa profissão, conversamos com o nosso ex-aluno Rodrigo Tavares Nieman. Confira:
Como é o mercado de trabalho?
O mercado é amplo e exigente, considerado multi-segmentado e apresentando-se em constante crescimento, já que o número de profissionais está cada vez maior.
As escolas que incluem a formação de veterinários no Brasil proliferam de maneira alarmante. Dados de 2018, apontam um total de 351 cursos registrados no país em um contraste com 191 escolas de veterinária, somando 13 países ao redor do mundo com intensa atividade destinada à área. Tais informações geram um mercado saturado, apesar das diversas especialidades onde o profissional pode atuar. Hoje, acredito ser uma área dependente do desempenho árduo e atualização diária do profissional.
É sempre importante destacar que o médico veterinário não atua apenas voltado à saúde animal, mas também na saúde humana, isto é, são responsáveis pela avaliação e inspeção dos alimentos de origem animal, que são destinados para consumo humano, participando de importantes pesquisas voltadas para o desenvolvimento de novas vacinas.
Além disso, procurar e se informar sobre a profissão no exterior pode criar e abrir oportunidades para ampliar conhecimento juntamente à condição financeira. Resumindo, o médico veterinário pode atuar diretamente com a espécie de animal desejada, seja ela de grande ou pequeno porte, realizando procedimentos clínicos, cirúrgicos, laboratoriais, experimentais, pesquisa e produção animal, além de poder atuar em saúde pública, gestão de empresa e marketing.
Quais as formações e qualificações que esse profissional deve ter?
Para atuação na área, o candidato/estudante precisa ser aprovado no curso de graduação (duração de 5 anos) e ter em mãos a carteira do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do seu respectivo estado, porém existem programas de aperfeiçoamento e aprimoramento profissional como residência médica e pós-graduação, além de cursos de especialização dependendo da área a ser seguida dentro da profissão. Acredito que a busca por informações de profissionais renomados, mercado de trabalho e principais áreas de atuação sejam parte da formação e carreira do médico veterinário. Além disso, a atualização constante por meio da participação em congressos, simpósios e programas de estágio, seja no Brasil ou no exterior, enriquecem e qualificam cada vez mais o profissional.
Como é a questão da remuneração e do reconhecimento?
Conforme Ofício nº 06/2017 da Federação Nacional dos Médicos Veterinários, o salário da categoria profissional dos Médicos Veterinários, conforme a Lei 4.950 – A, para uma jornada de trabalho de seis horas diárias, seria de R$5.622,00. Infelizmente isso não acontece. Acredito na falta de valorização da profissão e conhecimento escasso por parte da população em geral sobre o importante papel do médico veterinário na sociedade, principalmente quando discorremos sobre a saúde pública. Além disso, algumas áreas da medicina veterinária ainda são mal remuneradas, levando em conta o quanto o profissional se dedica e estuda para manter o ofício atualizado. Infelizmente, a inadimplência, principalmente para aqueles que lidam como profissionais autônomos, é constante.
Quais são os desafios diários da profissão?
Conscientizar ainda mais a sociedade contemporânea sobre o papel que o médico veterinário exerce em diversas áreas, a fim de deixar de ser visto como aquele que cuida do “cão da madame” ou do “boi do fazendeiro” apenas.
Também dar ênfase às questões relativas à aplicabilidade do exercício profissional, para que elas sejam melhor tratadas e para que os estudos dentro da veterinária para que elas não sejam direcionadas especificamente às ciências agrárias, mas imersas na área da saúde.
Outro importante desafio é o da sustentabilidade ambiental voltado à produção animal, havendo cada vez mais a necessidade de novas técnicas de gerenciamento de resíduos e reaproveitamento da água empregada na produção. Esse novo nicho, assim como outros, será ocupado por equipes multiprofissionais que precisarão da presença do médico veterinário, e esse cargo deverá ser atestado, respeitando a interdisciplinariedade.
Qual o melhor e o pior dessa profissão?
Acredito que o ponto positivo seria o amplo leque de opções em que o médico veterinário pode atuar e se especializar, tendo opções seletivas para realmente trabalhar e se dedicar ao cargo assumido. Pontos negativos a serem destacados estão relacionados à remuneração e falta de reconhecimento profissional.
O que você gostaria de saber a respeito dessa profissão quando saiu da Escola?
Desde criança, sempre gostei de conviver com animais, de qualquer espécie. Meus pais e familiares me proporcionaram crescer ao lado dos “bichos” o que intensificou cada vez mais o meu interesse por eles, me incentivou e me determinou escolher a profissão de Médico Veterinário. Hoje trabalho com uma espécie em particular (espécie Equina), onde o meu convívio com cavalos foi desde cedo, adquirindo apreço pela espécie e interesse cada vez mais no manejo, terapias e mercado em geral, aprimorando meu conhecimento durante o desenvolvimento acadêmico e profissional. Considero-me uma pessoa de sorte já que sempre quis ser médico veterinário. Diante disso, minha procura por informações relacionadas à área sempre foram constantes, desde leituras até acompanhamento de procedimentos em clínicas e hospitais que tive acesso durante o ensino básico.
Que dicas teria para quem quer ingressar nessa área?
Informe-se o quanto antes sobre as disciplinas estudadas, áreas de atuação, programas de aprimoramento e especialização, importância da profissão na sociedade, atribuições e responsabilidades destinadas ao médico veterinário. Busque se dedicar e aprender durante o presente sobre o seu futuro. Ame a sua profissão e apaixone-se pela Medicina Veterinária.
Rodrigo Tavares Nieman – Médico Veterinário (CRMV-SP: 33898)