O que foi a Independência do Brasil de 7 de setembro de 1822? 

O dia 07 de setembro é feriado em todo país, em comemoração à Independência do Brasil. Mas, você se recorda de como ela aconteceu?

A Independência do Brasil aconteceu em 7 de setembro de 1822 e foi marcada pelo Grito da Independência por Pedro Alcântara, às margens do Rio Ipiranga. Com a Independência declarada, o Brasil transformou-se em uma monarquia com D. Pedro I, como imperador. 

O processo histórico de separação do Brasil de Portugal tem forte ligação com o momento em que a corte portuguesa resolve viver no Brasil a fim de fugir das tropas francesas que invadiram Portugal em retaliação pelo país ter furado o Bloqueio Continental. Além disso, outros fatores que causaram a Independência do país, foram a crise do sistema colonial, as ideias iluministas e a influência das independências na América Inglesa e na América Espanhola. 

Com a chegada da família real portuguesa, seu desejo era de restabelecer os laços coloniais. Mas como a relação ficou insustentável, o príncipe de Portugal, D.Pedro I, foi aconselhado a realizar mudanças como única opção política.  Então, ocorre uma série de mudanças no campo cultural, econômico e político do país, reconhecida como Período Joanino, como a Casa da Moeda, o Banco do Brasil, o Jardim Botânico, entre outros.

Uma das principais medidas bem conhecidas na época foi a abertura dos portos do Brasil em 1808 ,que trouxe diversas oportunidades econômicas aos comerciantes locais das cidades. A então falada Revolução Liberal do Porto foi um movimento muito importante dentre as causas da independência, pois com ele ocorreu a elaboração da primeira Constituição Portuguesa, fim do Estado Absolutista em Portugal e o reforço da liderança de Dom Pedro I nesse período.

Outras medidas tomadas foram a construção de universidades, teatros e bibliotecas com a intenção de atrair artistas e estrangeiros para o país e aumentar o conhecimento em geral. Além disso, também houve mudanças nas relações internacionais com o Brasil ,visto como uma nação expansionista, a fim de ampliar a base territorial e estabelecer alianças com outras nações.

Embora a Independência do Brasil tenha favorecido grandes proprietários e enormes comerciantes locais, o desejo de não ser mais colônia de Portugal tinha como objetivo preservar a liberdade de comércio e a autonomia administrativa do país. A independência em si, não resultou em mudanças profundas que pudessem mudar o quadro político e social do país, onde a escravidão continuava.

Escola Nossa Senhora das Graças © 1958 - 2023. Todos os direitos reservados