O que faz um cirurgião-médico?
O cirurgião médico é o profissional treinado para lidar com todos os tipos de intervenções cirúrgicas mais comuns, sejam aquelas provocadas por traumas como acidentes e fraturas ou por problemas na região do tórax e hérnias. Ele também pode ser o profissional especializado em uma só estrutura do corpo humano, seja pela faixa etária ou pela necessidade do paciente.
A cirurgia-geral é a terceira especialização mais procurada na área da medicina e o cirurgião médico é a segunda especialidade médica mais escolhida pelos estudantes de medicina.
Entrevistamos nosso ex-aluno que é médico e especialista em cirurgia geral, Gustavo Ramalho Fernandes, para saber mais sobre o assunto. Vamos conferir?
Como e quando surgiu o interesse pela medicina?
O interesse em medicina surgiu desde criança. Sempre me interessei em ajudar as pessoas ao meu redor quando se machucavam. Gostava de programas de televisão que falavam sobre a vida de médicos e temas parecidos. Mas não teve nenhum marco específico que me fez decidir por medicina.
Como é a rotina de um médico?
A rotina do médico é bastante intensa, mas é tudo um treinamento que começa mesmo antes da faculdade. A rotina de estudos, a qual nós nos submetemos e associamos a todas as nossas obrigações, começa antes mesmo de entrar na faculdade. Mas no final das contas, é você quem dita como será a sua rotina.
Como é o mercado de trabalho na área da medicina?
O mercado de trabalho é bastante concorrido e a tendência é ficar cada vez pior devido a quantidade de alunos que se formam em medicina todos os anos. Porém ainda é uma profissão em que dificilmente encontrará alguém desempregado.
Quais as formações e qualificações necessárias para o profissional?
Para a formação de médico necessita de um curso da faculdade que dura seis anos. Durante esse período você vai entrar em contato com tudo que há na medicina e se tornará um médico generalista. Caso opte por exercer uma especialidade, é necessário fazer uma residência médica (especialização) que durará mais alguns anos a depender da área escolhida.
Como é a questão da remuneração e do reconhecimento da profissão?
Costumo dizer que médico ganha normalmente como qualquer outra profissão, a vantagem está que nós nos acostumamos a trabalhar bastante, durante o dia, durante a noite e finais de semana. E tudo isso é remunerado.
Quais são as dificuldades diárias da profissão?
A dificuldade que temos na profissão é o desafio diário. Desafio pessoal e profissional, o qual temos que estar 100% focados no paciente o tempo todo.
Quais são os pontos positivos e negativos dessa profissão?
Não vejo nenhum ponto negativo. Talvez o fato da formação ser um pouco mais demorada quando comparada às outras profissões. Mas isso nem se compara com os pontos positivos que a profissão nos traz diariamente. Como por exemplo, todos os dias você tem a chance de mudar a vida de alguém. E isso é maravilhoso.
Que conselhos você daria para quem quer ingressar nessa área?
Ter foco e não ter medo.
O que você gostaria de saber a respeito dessa profissão quando saiu da
Escola?
Quando sai da escola, eu tinha muitas dúvidas em relação a qual seria a minha rotina nos próximos anos. Tinha muita expectativa de como seria durante a faculdade e após terminar ela. Mas, aconselho viver um dia de cada vez, já que você acaba descobrindo tudo isso e muito mais.
Gustavo Ramalho Fernandes se formou em 2007 na ENSG e é médico pela Faculdade de Medicina do ABC e especialista em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina do ABC. Atualmente está cursando o último ano de residência em Urologia pela UNIFESP/EPM e é o 2° Tenente médico da Força Aérea Brasileira. Além disso, nos fins de semana, trabalha como médico socorrista do SAMU de São Caetano do Sul.