O que faz um Cirurgião-Dentista?
O cirurgião-dentista é o profissional formado na área de Odontologia. Além de cuidar da saúde bucal das pessoas, tem a função de cuidar de todo sistema estomatognático que é formado pela boca, maxilar, ossos da face e outras estruturas ligadas a essas partes do corpo humano.
De forma geral, o cirurgião-dentista é responsável por avaliar como está a situação do paciente, identificar possíveis problemas, cuidar da prevenção e fazer intervenções, quando necessárias, levando em conta a parte estética, para prover o melhor tratamento aos seus pacientes.
Para conhecer mais sobre essa profissão, conversamos com o ex-aluno Alexandre Antônio Marelli Tavares que hoje é cirurgião-dentista. Vamos conferir?
Como e quando surgiu o interesse pela profissão?
O interesse pela profissão surgiu desde criança. Lembro perfeitamente de acompanhar minha mãe em suas consultas ao dentista e de ficar muito atento aos procedimentos que o Dr Leo Ozeki executava na boca dela. Eu gostava de ver, perguntava tudo e quando chegou a hora de optar por uma faculdade, prontamente disse: quero ser dentista.
Qual faculdade que cursou? E como foi a experiência?
Fiz OSEC. Hoje já mudou de nome; chama-se UNISA. A experiência foi excelente, rapidamente percebi que era aquilo mesmo o que eu queria. Comecei a fazer estágios bem cedo em consultórios e hospitais, pois os estágios complementam a faculdade.
Como é o mercado de trabalho na sua área?
Eu acho que o Mercado de Trabalho na Odontologia é bastante amplo, devido às várias especialidades e às várias opções de trabalho que você tem . Um dentista pode ter o seu próprio consultório; pode executar uma especialidade em vários consultórios, pode trabalhar em clínicas, hospitais , UTIs de hospitais, pode dar aula em faculdades, trabalhar em empresas de materiais odontológicos entre tantas outras.
Quais as formações e qualificações necessárias para o profissional?
Após o término do curso, os alunos fazem suas especializações de acordo com a parte da Odontologia que pretendem executar. Por exemplo: endodontia, implantodontia, periodontia… A formação necessária é simplesmente o Curso de Odontologia. As especializações, Mestrados e Doutorados são de acordo com a vontade e ambição do profissional. Lembro de um professor universitário que dizia que com certeza alguma habilidade manual , todo Cirurgião dentista deveria ter
Como é a questão da remuneração e do reconhecimento da profissão?
Eu acho que a remuneração e o reconhecimento da profissão estão diretamente ligados ao grau de conhecimento, tipo de atendimento e sucesso nos trabalhos executados em seus pacientes. A satisfação do paciente lhe trás outros pacientes indicados. Naturalmente gerando mais trabalho.
Quais são os maiores desafios diários da profissão?
O desafio diário da profissão, é se manter atualizado. A Odontologia apresenta novidades diárias em todas as suas áreas. Um dia o bom clareamento é feito a laser. No outro dia já não é mais. E o que você faz com o aparelho de laser que você comprou e investiu um bom dinheiro?
O que tem de melhor e pior nessa profissão?
O que tem de melhor é, sem dúvidas, devolver condições de mastigação, estética e, em muitos casos, devolver a pessoa à uma vida social. São muitas pessoas que não podem sorrir tranquilamente. Umas por falta de condição financeira para se tratar e outras por medo de Dentista. É uma profissão que exige um acompanhamento, uma dedicação ao paciente, principalmente em tratamentos longos. Você não será procurado por um paciente só para fazer uma restauração ou limpeza. Às vezes você é procurado para devolver um sorriso inteiro. Então, você precisa estar atento a todo momento e a qualquer emergência. Faz parte da profissão.
O que você gostaria de saber a respeito dessa profissão quando saiu da Escola?
Quando a gente sai da escola, nós não temos ciência de como é a vida de um profissional de determinada área. Então eu acho que é importante irmos até um consultório dentário por exemplo e viver um dia do dentista pra ver se aquilo te agrada. Será uma vida dedicada a essa ou a qualquer outra profissão.
Quais dicas você daria para quem quer ingressar nessa área?
A pessoa que quer ser Dentista, precisa conhecer o que um dentista faz. Vá a um consultório, acompanhe um parente ao tratamento, peça ao seu dentista pra te receber por um ou alguns dias e sinta a profissão. Eu, por exemplo, estou à disposição para mostrar a alguém que se imagine Dentista o maravilhoso dia a dia dessa profissão que pra mim é um orgulho.
Alexandre Antônio Marelli Tavares foi aluno da ENSG entre 1978 e 1987. E, hoje em dia, é Cirurgião Dentista formado pela OSEC (atual Universidade Santo Amaro).