O que as Olimpíadas de Tóquio nos ensinaram sobre a importância do esporte

No dia 08 de agosto,foi realizada a cerimônia de encerramento das Olimpíadas de Tóquio. O evento, que deveria ter sido realizado em 2020, foi adiado devido à pandemia do Covid-19. E finaliza com o Brasil em 12º lugar com 21 medalhas (o seu maior recorde em uma única edição), com 7 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze. 

Os Jogos Olímpicos são uma tradição da Grécia Antiga e existem há mais de 700 anos antes de Cristo, com as disputas homenageando os deuses gregos. Nas primeiras edições, o único esporte era a corrida. Com o tempo, novas modalidades foram surgindo. 

Os jogos levantaram, mais uma vez, a importância da prática esportiva, que traz diversos benefícios para o desenvolvimento físico e cognitivo das nossas crianças e jovens, além de trabalhar a coordenação motora, a convivência em grupo e prevenir e/ou reduzir a obesidade. Praticar esportes, nesta fase ,cria alicerces para uma vida adulta com mais vitalidade e bem-estar.

A Escola Nossa Senhora das Graças oferece diversos cursos extracurriculares nesta área, como: natação, taekwondo, vôlei e futebol (de salão).

Vamos conferir como foi o desempenho dos nossos atletas nesses esportes?

Natação

As competições de natação foram inseridas nas Olimpíadas da Era Moderna (1896). Mas foi só em 1908 (Londres) que a piscina foi utilizada pela primeira vez. O Brasil chegou a Tóquio com 26 atletas em diversas modalidades ganhando duas medalhas de bronze com Bruno Fratus (50m livre) e Fernando Scheffer (200m livre). Destaque também para Ana Marcela Cunha que levou o ouro na Maratona Aquática.

Vôlei

A estreia do vôlei foi em 1964 (Tóquio).  Em 1992 (Barcelona), teve a inserção do vôlei de praia. O Brasil chegou como um dos favoritos, mas acabou as competições com apenas uma prata na competição de quadra feminina. 

Futebol

O futebol é jogado nas Olimpíadas desde 1900 e o Brasil chegou a Tóquio como favorito tanto na masculino, quanto no feminino.  Apenas os meninos conseguiram chegar ao pódio e garantiram a medalha de ouro. 

Taekwondo

A arte marcial apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1988 (Coreia do Sul), mas passou a valer medalha somente em 2000 (Sydney). O Brasil levou três representantes a Tóquio, entretanto, não ganhou nenhuma medalha.

Confira todos os medalhistas:

Ouro
Italo Ferreira Surfe
Rebeca Andrade Ginástica Artística (salto)
Martine Grael e Kahena Kunze Vela
Ana Marcela Cunha Maratona Aquática
Isaquias Queiroz Canoagem (Velocidade)
Hebert Conceição Boxe
Masculino Futebol
Prata
Kelvin Hoefler Skate Street
Rayssa Leal Skate Street
Rebeca Andrade Ginástica Artística (individual geral)
Pedro Barros Skate Park
Bia Ferreira Boxe
Feminino Vôlei
Bronze
Daniel Cargnin Judô
Fernando Scheffer Natação (200m livre)
Mayra Aguiar Judô
Laura Pigossi e Luisa Stefani Tênis
Bruno Fratus Natação (50m livre)
Alison dos Santos 400m com Barreiras
Thiago Braz Salto com Vara
Abner Teixeira Boxe

Escola Nossa Senhora das Graças © 1958 - 2023. Todos os direitos reservados