O Conceito do Moderno
Por Lucas Passos, aluno do 1º ano do Ensino Médio
A idealização de que para algo ser moderno deve ser uma cópia, pode estar certa ou errada, depende do seu ponto de vista. Por exemplo, quando queremos construir uma casa, acabamos copiando outras casas que consideramos modernas para os dias de hoje.
Agora, vamos pensar na pessoa que construiu a primeira casa com um estilo considerado moderno. Será que na época já existia esse conceito? É aí que entra a inovação, pois o moderno só pode ser definido por padrões e idealizações de uma sociedade.
Isso fica claro quando pensamos que há anos atrás, o moderno para o padrão da sociedade eram mulheres loiras, com cabelos cacheados, usando vestidos longos e magníficos, e homens com cabelos escuros, usando ternos caros, para demonstrar que eles possuíam dinheiro. Fumar, naquela época, também era considerado algo moderno, e um hábito que só quem tinha dinheiro fazia. Sendo assim, fumar demonstrava poderio.
O conceito de moderno mudou e sempre vai mudar. Isso ocorre devido às inovações. Todos os dias, coisas novas são criadas e o que era moderno acaba se tornando comum. Isso é algo inevitável.
A sociedade muda de tempos em tempos, e com ela o que é considerado moderno. Então, nem sempre copiar alguém vai te transformar em uma pessoa moderna. Afinal de contas, se ainda copiássemos os mesmos padrões da sociedade ao longo de 40 anos, não inovaríamos. Há quem ache que modernidade é usar casaco feito de lã com uma calça jeans e sapatos comuns e antigos. Para outros, o conceito de moderno é usar um moletom da Nike com um Air Jordan 1 como tênis.
Então acho errada a ideia de que há apenas um “moderno”, pois cada indivíduo tem os seus próprios gostos. Cada um tem o seu próprio estilo e o seu próprio conceito do que é moderno.