Administração Pública: tudo o que você precisa saber
Você sabe o que uma pessoa formada em administração pública faz? No texto de hoje, a nossa ex-aluna Victória Acquilino Albino, que estuda na UNESP, nos conta. Vamos conferir:
Como é o mercado de trabalho?
Amplo, com diversas áreas de atuação, como política, setor público, privado e terceiro setor.
Quais as formações e qualificações que esse profissional deve ter?
Por ser uma área muito ampla, o curso traz noções básicas de diversos tipos: Administração, Direito, Economia, Ciência Política, Logística e Matemática. Então acredito que o profissional que queira seguir essa carreira deva ser versátil.
Como é a questão da remuneração e do reconhecimento?
Varia bastante, alguns índices dizem que o salário inicial é a partir de R$3.000,00, mas se a carreira política for a escolhida os salários podem passar dos 30 mil.
Quais são os desafios diários da profissão?
Acho que ambos estão relacionados à repercussão das suas decisões. Uma boa decisão gera efeitos positivos, assim como uma decisão ruim gera negativos, para muitas pessoas ao mesmo tempo.
Qual o melhor e o pior dessa profissão?
O conhecimento geral que a profissão te agrega é muito legal. Você aprende muito sobre diversas áreas. Já a maior desvantagem com certeza é a falta de conhecimento das pessoas pelo ramo.
O que você gostaria de saber a respeito dessa profissão quando saiu da Escola?
Acho que eu gostaria de saber que essa profissão existia. Passei dois anos tentando descobrir uma profissão que agregasse tudo o que eu gostava e, quando descobri a administração pública, foi um alívio.
Que dicas teria para quem quer ingressar nessa área?
Que não tenha medo do desconhecido. A área de humanidades é belíssima e te traz novos olhares, conhecimentos e faz com que você consiga enxergar através da bolha em que vivemos. Dentro da universidade, é muito importante também participar dos grupos de extensão: empresas Júnior, PET, Enactus, eles serão essenciais para desenvolver qualidades que a profissão exige.
Dica extra:
A experiência de estudar longe de casa é muito enriquecedora.
Victória Acquilino Albino é estudante de Administração Pública na Universidade Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Araraquara