A Valorização da Arte no Mundo Atual

Por Isabella Rodrigues Fernandes, aluna do 3º ano do Ensino Médio

É notório como a arte, com o passar dos anos, foi desvalorizada, principalmente, as artes clássicas como os poemas e as pinturas, o que ocasionou também a falta de senso crítico e interpretativo das pessoas. 

No mundo contemporâneo,  a Arte é considerada como algo secundário e que pode ser deixada em segundo plano. Herança deixada pela falta de influência e incentivo que as crianças recebem, ainda na infância, para valorizá-la.

A arte sempre foi um objeto de libertação cultural de seus autores, que refletem, através das suas obras, suas opiniões de formas implícitas e/ou explícitas. Por isso, sempre foi alvo de críticas e preconceitos. Há, inclusive, quem diga que ela serve apenas para adorno e não para evolução do ser humano.

Pode-se dizer que a maior parte do que é criado, faz uma crítica à sociedade ou a algum sentimento pessoal, como “Guernica” , uma das obras mais famosas de Pablo Picasso, que retrata os cenários da Segunda Guerra Mundial, ou “Independência ou Morte” de Pedro Américo, que tenta mostrar o momento histórico do Brasil, através de imagens e é considerada a mais fiel das representações desta época. Essas obras estão muito presentes em livros didáticos e elementos de discussão. Entretanto, estão conseguindo atingir o seu objetivo?

Há um consenso entre os estudiosos da área de que não adianta mostrar uma obra de arte para as pessoas que não têm como apreciá-las. Afinal, se as pessoas não tiverem um olhar crítico e acentuado para interpretação da arte,  continuarão não entendendo a mensagem que o artista quis passar.. 

Por isso, é importante que, principalmente as escolas, reforcem a ideia de que a arte é importante e busquem formas de trazer para a nossa realidade, para que não se torne apenas mais uma aula e, dali a pouco, caia no esquecimento.

Claro que cabe, a partir desse primeiro incentivo, que as pessoas busquem mais informações.  Os livros são ótimos companheiros para despertar o lado intelectual do ser humano, fazendo-o refletir e evoluir mentalmente, tendo assim um olhar interpretativo tanto para a arte, quanto para qualquer assunto ou discussão que for gerada.

É importante também entender e criar um olhar crítico sobre todos os tipos de Arte, não somente as contemporâneas, como também a música. Dessa maneira, poderemos, quem sabe um dia, entender a sua importância social.

Escola Nossa Senhora das Graças © 1958 - 2023. Todos os direitos reservados