10 dicas para preparar seus filhos para a volta às aulas
Janeiro está acabando e isso significa que as aulas estão voltando. É hora de começar a preparar os alunos para uma rotina de muito estudo e aprendizado. Mas, como sabemos que esse é um momento difícil, conversamos com a pedagoga Ana Paula Borgonovi Guedes, que é psicopedagoga e neuropsicopedagoga, para dar algumas dicas de como fazer essa transição de uma maneira mais tranquila.
1 – Conheça a Escola:
No caso de mudança de escola, é importante que o aluno conheça o espaço onde ele vai passar boa parte do seu dia. “Leve-o para fazer uma visita e passe em frente à escola algumas vezes para que ele se familiarize”.
2 – Converse:
Não importa a idade, converse com seus filhos. “Escute seus receios, suas expectativas para este dia, conforte-os e torne este dia especial. Vale um café da manhã ou um almoço caprichado, um recadinho na agenda ou na lancheira… Com certeza esses pequenos gestos farão parte da memória afetiva de seus filhos”.
3 – Estabeleça uma rotina:
Pelo menos uma semana antes, estabeleça uma rotina, com os horários adequados para dormir. “Comece aos pouquinhos. Quinze minutos por dia já são suficientes. Com isso, o cérebro começa a assimilar de forma gradativa e o resultado será mais tranquilo”.
4 – Cuidado com a alimentação:
“Procure oferecer alimentos leves e saudáveis antes de ir para a escola, evitando assim, desconfortos desnecessários neste dia tão especial”.
5- Organize seus materiais:
Prepare um check list para verificar se não se esqueceu de nada. “Com isso, eles adquirem o hábito de conferir e tornam-se mais responsáveis. No caso dos pequenos, esse check list pode ser em formato de desenhos”.
6 – Não se atrase:
Saia de casa mais cedo e não chegue atrasado, evitando assim, estresse e ansiedade desnecessária. “No caso de crianças pequenas, é importante que explique tudo que vai acontecer, até onde você irá levá-lo e onde estará esperando na hora da saída”.
7 – Use uma roupa confortável:
Experimente e confira com antecedência o uniforme e os calçados para verificar se estão confortáveis. “Vale a pena também um penteado novo ou um acessório especial para marcar esse dia”.
8 – Registre:
Faça uma foto (com o consentimento do seu filho). “Além de ser uma bela recordação, transmite uma mensagem de que esse dia deve ser comemorado”.
9 – Saiba como foi o dia dele:
O retorno também é muito importante. Após o período escolar, se reúna em família para conversar sobre o dia, ouvindo sobre as suas expectativas e frustrações. “Cabe aos responsáveis não usar este momento para repreender, mas, para fazer um momento de escuta”.
10 – Compartilhe:
É importante que a criança saiba que sentir o friozinho na barriga é normal. “Conte para ele como foi sua primeira vez na escola ou nos períodos de transições entre os ciclos”.