[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ simplified_controls=”yes” custom_css_percentage=”no” padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ margin_vertical=”0″ custom_css=”margin-top: 0px;margin-bottom: 0px;” border_size=”0″ border_styling_global=”default” width=”2/3″ el_position=”last”]

Nanette Blitz Konig contou um pouco da sua história e fez reflexões sobre o seu passado

No dia 29 de agosto, os alunos dos 9ºs anos do Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora das Graças receberam a visita da Sra. Nanette Blitz Konig (89), sobrevivente do Holocausto ocorrido durante a 2ª Guerra Mundial (1939-1945), para contar um pouco do horror que viveu durante a época.

Ela iniciou fazendo um relato da sua história pessoal e de como era a relação dos europeus com os judeus. Falou também sobre como conheceu Anne Frank, de como era preciso ter dinheiro para conseguir se manter escondido com a família, como Anne fez, e de seu último encontro com ela, onde a mesma relatou o desejo de publicar o diário com suas memórias.

Após abrir para perguntas, a Sra. Nanette alertou os alunos sobre a importância de se manterem sempre informados e de protegerem as minorias. “Para que um crime desses não volte a acontecer, é preciso saber escolher bem os nossos políticos, mas também estar atentos às nossas atitudes no dia a dia”, explica. Finalizou sua palestra, deixando uma reflexão para todos os presentes. “O preço da liberdade é a constante vigilância”.

Os alunos ainda puderam adquirir a sua biografia “Eu sobrevivi ao Holocausto” para saber mais sobre a sua história e receber o livro autografado.

Nanette Blitz Konig

Nasceu em abril de Amsterdã, Holanda. Durante a ocupação nazista, foi aluna no Liceu Judaico, onde estudou com Anne Frank na mesma classe entre 1941/42. Em setembro de 1943, foi deportada junto com os pais e o irmão para Wesrwebork. Em fevereiro de 1944, para o campo de concentração Bergen Belsen. Nesse mesmo ano, seu pai morreu no campo de concentração, seu irmão foi deportado para o campo de Oranienburg, onde foi morto ao chegar e, sua mãe foi deportada para o campo de Beendorf, falecendo em abril do ano seguinte em um trem sem destino.

Em fevereiro de 1945, houve o seu reencontro com a Anne Frank em Bergen Belsen. Em 15 de abril de 1945, depois que o exército inglês entrou no campo, Nanette foi para um sanatório na Holanda, onde ficou durante três anos para se recuperar dos efeitos de subnutrição, tifo, tuberculose e pleurisia.

Quando recuperada, mudou-se para Londres para morar com as irmãs de sua falecida mãe. Trabalhou como secretária bilíngue até se casar em agosto de 1953 com John Konig. Após o casamento, vieram morar em São Paulo, onde reside atualmente.

Sobre o Ensino Fundamental da ENSG

“Despertar o aprender e o fazer com responsabilidade, ética, cooperação e respeito.”

Além do desenvolvimento de todas as suas capacidades intelectuais, interpessoais, físicas e psicológicas, os alunos do Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora das Graças adquirem uma educação baseada em valores sólidos, que visa ao desenvolvimento de cidadãos dignos, conscientes dos seus limites, deveres e, principalmente, capacidades, aptos a serem bem sucedidos, pessoal e profissionalmente.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”28643″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” image_size=”full” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”] [spb_button button_text=”Voltar” button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” rounded=”no” button_dropshadow=”yes” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”http://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” align=”center” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”]