ESCOLA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Praça Barão de Angra , 91 - Cidade Vargas / Jabaquara - São Paulo - CEP 04319-090 - (11) 5588-4488

17/12 – Alunos do Infantil e Fundamental I participam das Oficinas de Linguagem e Cultura Através das Histórias

Fonoaudióloga ministra aulas que tem objetivo de enriquecer a linguagem através de jogos e brincadeiras

A Escola Nossa Senhora das Graças conta na sua equipe com uma fonoaudióloga que ministra aulas a cada quinze dias para os alunos da Educação Infantil e 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental.

A Oficina de Linguagem tem o objetivo de enriquecer a linguagem através de jogos, brincadeiras, cantorias e, principalmente, através da literatura, “pois os contos abrem as portas da imaginação e da aprendizagem”, conta Maria Cecilia Martin Ferri. Já as aulas de Cultura Através da História, os alunos desenvolvem a linguagem ao ouvirem contos de tradição oral, sempre veiculados à cultura de vários povos.

Nos últimos meses, essas aulas proporcionaram aos alunos dos 2ºs e 3ºs anos do Fundamental I um vasto repertório de contos, bem como de danças circulares dos povos. O semestre foi encerrado com um mergulho na cultura do Oriente, vivenciando contos chineses e japoneses.  Os alunos aprenderam sobre os “Haicais” (poesia japonesa) e o “Tangram” (quebra-cabeça chinês). No último encontro do semestre os alunos dos 4ºs e 5ºs anos também participaram e aprenderam mais a respeito dessa cultura.

Os alunos da Educação Infantil e 1ºs anos participaram das Oficinas de Linguagem com interesse, sempre brincando com palavras. Cantaram , dançaram, fizeram jogos e ouviram muitas histórias. No fim do semestre, vivenciaram as “Africanidades”, se inteirando do rico universo deste continente, celebrando nossa ancestralidade.