[spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”first”] [spb_text_block animation=”none” animation_delay=”0″ padding_vertical=”0″ padding_horizontal=”0″ width=”2/3″ el_position=”last”]

“Em nossa casa, a arte sempre foi muito valorizada. Acho que isso despertou neles esse gosto”

 Por Letycia Savoia de Souza, 2°ano A do Ensino Médio

Sônia Regina Silva Setembro Cavalheiro é professora e coordenadora da Escola Nossa Senhora das Graças. Formada em Artes Plásticas, está na ENSG há 21 anos, fazendo o que gosta e tendo a chance de ver sua família se desenvolver na mesma instituição em que  trabalha. Confira a entrevista completa.

Qual o diferencial na criação de seus filhos por você ser professora?

Primeiro, eu acho que a gente cobra muito, desde o comportamento, porque filho de professor não pode dar trabalho. Eles podem fazer o que for, mas tem que respeitar todos da Escola, e fazer lição sempre. Mas graças a Deus, eu tive sorte, meus filhos nunca me deram trabalho nem de comportamento, nem pedagógico.

Seus filhos estudaram na ENSG. Qual foi o principal diferencial que a Escola passou e você pode perceber em seus filhos?

Isso é muito interessante, porque meus filhos estudaram nas escolas em que eu trabalhei. O meu mais novo sempre estudou aqui. E todos eles contam que têm como lembrança boa formação e os projetos que foram realizados na ENSG. Os mais velhos que participaram da Gincana da Solidariedade, sentem falta, pois isso realmente fez diferença na formação deles e como eles encaram a percepção de se preocuparem com o outro. Os mais novos que participaram de muitas Feiras Culturais e de todos os outros eventos que a Escola proporciona, dizem que têm saudade dessa época e que foi de grande influência até para a escolha profissional .

Por você ser professora de Artes, influenciou na escolha profissional de seus filhos?

Muita gente acha isso, porque eu sou da área de arte. Tenho um filho que trabalha com fotografia, o outro que trabalha com efeito especial de cinema e TV e o outro que é artista. Então acho que está na veia. Mas por outro lado, meu marido também é artista plástico e pintor, em nossa casa a arte sempre foi muito valorizada e sempre fomos muito ao teatro. Acho que isso despertou neles esse gosto. Fora isso, é engraçado, porque existe uma diferença entre talento e vocação. Às vezes você tem talento para fazer uma coisa, mas você não tem vocação, pois aquilo não te encanta. E os meus filhos, acho que eles tinham talento e vocação. O Olavo mesmo, com cinco anos, falou que queria ser ator, era a única opção, ele não tinha outra possibilidade. Mas com certeza, as atividades e atitudes da família influenciam na escolha profissional.

Seu filho, Zeca, está trabalhando como professor de Vôlei da ENSG. Como é a relação de colega de trabalho?

Eu e meu filho mais velho temos uma afinidade muito grande para trabalho. Quando eu fiz o acampamento de férias, há muitos anos atrás, ele era o meu coordenador de atividades, então eu me dou muito bem com ele nessa área. E naquela época do acampamento, isso já vai para dez anos, ele era um garoto que tinha acabado de sair da faculdade de Educação Física e foi ele quem assumiu toda essa parte de coordenação de atividades.

Como foi a relação de mãe e filhos enquanto eles estudavam aqui na escola?

Eu não sei dividir muito bem não. Quando eles estavam jogando, eu ia torcer. Me lembro de uma vez, que a Edna (outra professora da Escola, que tinha um filho na mesma idade do Zeca) e eu estávamos assistindo um jogo dos nossos filhos, um contra o outro nas olimpíadas da ENSG, eu estava descaradamente torcendo para a sala do meu filho, enquanto ela estava mais contida. Eu sou muito ligada nas coisas que eles fazem. Então eu assisto participo de tudo e torço mesmo. Mas com o tempo, a gente aprende a dividir. Agora, eu tenho netos aqui também e, quando olho para minha neta, quero ver o que ela está fazendo.

[/spb_text_block] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/4″ el_position=”first”] [spb_gallery gallery_id=”27618″ display_type=”slider” columns=”5″ fullwidth=”yes” gutters=”yes” image_size=”full” slider_transition=”slide” show_thumbs=”yes” autoplay=”yes” show_captions=”yes” enable_lightbox=”yes” width=”1/2″] [spb_blank_spacer height=”30px” width=”1/6″ el_position=”last”] [spb_button button_text=”Voltar” button_size=”standard” button_colour=”accent” button_type=”standard” rounded=”no” button_dropshadow=”yes” button_icon=”fa-mail-reply” button_link=”http://www.ensg.com.br/aconteceu/” button_target=”_self” align=”center” animation=”none” animation_delay=”0″ width=”1/1″ el_position=”first last”]